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Um conteúdo para blog sempre deve ter um objetivo, por isso, ele precisa ser diferenciado para cumprir o seu papel. 

Sabemos que essa ferramenta é essencial para empresas e marcas que desejam ganhar autoridade no ambiente digital e também aumentar seus resultados.

De forma geral, os conteúdos digitais podem ser utilizados para:

  • atrair audiência,
  • engajar o público,
  • educar o mercado, 
  • gerar leads.

Para isso, eles apresentam diferentes padrões, que devem ser organizados de acordo com o público e a finalidade da publicação.

Continue a leitura e saiba como organizar os textos na sua agência.

Sobre a importância do conteúdo para blog (criei)

A plataforma Semrush divulgou algumas estatísticas recentes sobre o crescimento de blogs referentes a 2021.

Entre elas, destacamos alguns dados que consideramos super importantes, em especial para os profissionais de agências se programarem em relação aos conteúdos.

As estatísticas são:

  • mais de 409 milhões de pessoas acessam em média 20 bilhões de páginas por mês,
  • 75% dos usuários preferem ler publicações com menos de 1.000 palavras,
  • 34% dos compradores realizarão uma compra não planejada após consumir um conteúdo de qualidade,
  • 32% dos leitores afirmam que um conteúdo preciso é crucial para determinar a qualidade da publicação. 

Com essas informações, percebe-se que seguir determinados pilares de conteúdo para blog é determinante para promover boas experiências ao consumidor e melhores resultados para a marca.

5 pilares de conteúdo para blog

Para atrair audiência, engajar o público, promover um produto ou serviço e ainda trazer mais resultados para a empresa, os conteúdos para blog podem ser:

Educativos

Os conteúdos educativos estão entre os mais populares e têm como pilar informar o público sobre determinado produto ou serviço. 

As informações podem ser relativas à origem, benefícios, definições, dicas, vantagens e desvantagens, entre outras.

Essas publicações ajudam de forma efetiva a atrair a atenção do consumidor, sanar as dúvidas dele e solucionar problemas.

É importante lembrar que, quanto mais bem informado o público está, melhor preparado ele estará para comprar o produto ou serviço, e a marca se posiciona como autoridade na área.

Tutoriais

Os conteúdos de tutoriais estão entre os mais populares. 

Neles, a marca ensina para a audiência, em formato de passo a passo, como fazer determinada ação.

Quem trabalha com marketing pode ensinar para o seu público, por exemplo, como aplicar corretamente as técnicas de SEO para melhor ranquear no Google.

Notícias

O digital tornou a informação muito dinâmica, por isso, apostar em notícias é outro pilar de conteúdo para blog.

Ao postar notícias, a marca demonstra que está constantemente atualizada em relação às novidades do mercado e tem interesse em informar o seu usuário.

Só é preciso cuidar para que a informação não perca a validade ou fique desatualizada, o que seria prejudicial para a empresa.

Estudos de caso

Vivemos a era da experiência do consumidor, por isso, outro pilar de conteúdo para blog é o conhecido case de sucesso.

Os cases geralmente contam a boa experiência do consumidor e como a marca solucionou o problema e atendeu a necessidade dele. 

Isso desperta o interesse do leitor e ajuda a trazer mais credibilidade para a empresa, além de ser uma forma de provar o valor da marca e inspirar novos clientes.

Pesquisas

Quando a publicação traz pesquisas sobre um determinado tema, faz com que a empresa de forma natural ganhe confiança e se posicione como especialista na área. 

Os dados podem tratar sobre os números do mercado, tendências, estatísticas do setor, resultados alcançados, entre outras informações relevantes para o negócio e interessantes para a persona da empresa.

Muitas marcas realizam pesquisas junto ao seu público para divulgar os dados, outras usam fontes seguras e confiáveis para replicá-los. 

Sua agência já organiza os conteúdos de acordo com esses pilares?

Agora, que tal continuar a leitura e conferir o post que preparamos sobre algumas táticas para ranquear no Google?