Skip to main content

Todo o esforço com relação à apresentação de um site perde o sentido caso ele não consiga ranquear no Google nas primeiras páginas durante uma pesquisa.

Observa-se na internet que muitas pessoas não dão o devido valor às regras estabelecidas pelo maior buscador do mundo para o alcance de um bom ranqueamento.

Diante dessa realidade, o site fica “perdido” e poucas pessoas acabam o acessando, pois o projeto não considerou as exigências do motor de busca, que leva em conta uma série de detalhes para apresentar o conteúdo àqueles que procuram por soluções.

Não há como vender e apresentar produtos ou serviços quando o site não aparece para quem possa estar interessado, daí, então, a frustração e o descrédito com o projeto desenvolvido.

Neste post apresentamos táticas fundamentais para que suas páginas possam ranquear no Google. Continue lendo e saiba mais a respeito!

Como funciona o ranqueamento do Google?

O Google não divulga abertamente quais são os critérios utilizados pelo seu sistema de busca para ranquear os sites quando de uma pesquisa.

Portanto, o melhor caminho é atender às recomendações que a própria empresa oferece a esse respeito e trabalhar com foco naquilo que é valorizado pela ferramenta.

Essa atividade é chamada de SEO, search engine optimization, ou seja, o desenvolvimento de ações e estratégias da área de marketing digital, buscando melhorar o posicionamento da página quando da apresentação dos resultados no Google.

Independentemente dos segredos que existem nos bastidores dessa poderosa ferramenta, o fato é que as ações abaixo são fundamentais para qualificar o site da sua agência e dos seus clientes a aparecerem nas primeiras posições durante as buscas.

Como ranquear no Google?

Para conseguir ranquear no Google entre as primeiras páginas, alguns cuidados são fundamentais, envolvendo:

  • características técnicas,
  • qualidade no conteúdo,
  • relacionamento com outras páginas de relevância,
  • saber trabalhar as palavras-chave.

Vamos conhecer detalhes de cada uma dessas ações:

Site otimizado

O site otimizado é aquele em que a velocidade de carregamento ocorre sem demora, ou seja, nos limites estabelecidos pela ferramenta.

Para conhecer esses parâmetros das suas páginas, faça o teste gratuito no PageSpeed Insights.

Além de atender essa necessidade, o site precisa ser construído de maneira a facilitar a usabilidade do visitante, portanto, precisa ser de fácil compreensão, disponibilizando maneiras rápidas e intuitivas de se encontrar aquilo que o usuário procura.

Conteúdo rico

Os conteúdos publicados no site precisam ter qualidade e ser relevantes para quem o visita, ou seja, deve colaborar efetivamente na resolução das dúvidas, dores e desejos daqueles que acessam as páginas.

Portanto, não podem ser cópias de outros portais e devem conter informações que atendam e agradem ao público, possibilitando interação e qualidade no texto disponível.

Links relevantes

Outro ponto bastante valorizado para ranquear no Google são os links que sua página proporciona, levando o visitante a conhecer detalhes em outros conteúdos, sendo que alguns podem ser do seu próprio site e outros de terceiros.

Isso significa escolher e criar materiais que estejam interagindo e complementando os assuntos tratados pelo seu site ou blog e apresentar detalhes através de páginas de sites conceituados e significativos para o visitante.

Utilização correta de palavras-chave

Por último, é necessário que a palavra-chave, ou seja, aquela que o visitante utiliza quando faz a pesquisa por algum assunto, esteja presente estrategicamente no conteúdo do seu post.

Para tanto, ela precisa estar presente no:

  • título,
  • meta,
  • primeira linha do conteúdo,
  • algum subtítulo,
  • mais de uma vez no texto,
  • CTA final.

O Google, a partir dessas características do seu site, irá avaliar e ranquear seu post de acordo com a pontuação e critérios estabelecidos pelos engenheiros da empresa.

Não observar essas táticas compromete a apresentação da sua página quando das pesquisas, portanto, considere prioritário trabalhar o SEO para obter sucesso junto à maior plataforma de busca do mundo.

Agora que você já sabe quais táticas utilizar para ranquear no Google, continue conosco e leia nosso post que apresenta qual a melhor forma de definir palavras-chave para meu cliente!