No marketing, são vários os recursos utilizados para chamar a atenção do público e mantê-lo interessado pela marca, o gatilho da antecipação é um ótimo exemplo disso.
Existem muitos canais de marketing que possibilitam ao consumidor chegar até a marca e manter um contato mais próximo, e para cada plataforma há diferentes estratégias utilizadas para promover o crescimento da empresa.
Dentre essas estratégias estão os gatilhos mentais e hoje abordaremos sobre um deles, continue a leitura para saber mais!
O que é o gatilho da antecipação?
A ansiedade é um sentimento natural que ocorre com frequência, apesar dela ser relacionada a algo negativo também existem situações onde as pessoas ficam ansiosas de forma positiva.
Esse mesmo tipo de sentimento pode ser utilizado como estratégia de marketing, conhecido como gatilho da antecipação.
Quando as festas de fim de ano estão chegando e esperamos ansiosamente por aqueles dias que serão tão comemorados, por exemplo, é uma situação que gera uma ansiedade boa.
No marketing, o gatilho da antecipação tem como objetivo gerar o sentimento de espera por algo, seja um produto ou serviço e assim chamar a atenção do público para essa situação.
Exemplos de gatilho da antecipação
O exemplo mais clássico de gatilho da antecipação é o utilizado pela indústria do cinema, o trailer.
Esse recorte do filme existe justamente para criar a curiosidade e convidar o público para ir até o cinema e assistir na íntegra.
As postagens nas redes sociais são grandes facilitadoras dessa estratégia.
Um exemplo disso pode ser posts no Instagram com dicas, informações e pequenos spoilers sobre um produto que será lançado.
Criar conteúdos com contagem regressivas e enviar e-mail marketing com lembretes da data da pré venda de algum produto também faz com que os clientes se interessem e fiquem atentos às novidades.
Conteúdos que prometem resolver algo e trazer soluções geram uma ansiedade positiva.
Uma boa ideia é fazer posts nas redes sociais com alguns detalhes sobre o tema para convidar o leitor a acessar a página.
Para quem investe na criação de vídeos e conteúdos para YouTube, deixar o vídeo em modo de estreia horas antes de ser liberado gera curiosidade e ajuda o público a lembrar da postagem.
Como aplicar essa estratégia na produção de conteúdo?
Gerar expectativa sobre algum produto ou serviço faz com que o consumidor fique mais interessado e acompanhe a marca mais de perto, por isso é uma técnica muito utilizada no marketing e vendas.
Para que o gatilho da antecipação funcione e traga bons resultados, é importante investir na produção de conteúdo e planejar qual a plataforma ideal para cada tipo de produção, já que pode ser através de vídeos, fotos ou textos, por exemplo.
Também vale ressaltar que é preciso utilizar uma linguagem mais persuasiva e instigante, que chame a atenção e convide o consumidor a continuar acompanhando a marca.
Uma dica importante é que a utilização do gatilho é um recurso que deve ser aplicado em momentos pontuais, como um lançamento, por exemplo, pois quando utilizado em excesso pode se tornar cansativo e afastar o público.
Assim como tantas outras técnicas e estratégias do marketing, os gatilhos mentais também são grandes aliados para aumentar o interesse do público e buscar crescimento da marca.
Leia também este post sobre engajamento no Facebook, que pode ser utilizado para colocar em prática as estratégias abordadas aqui.
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