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Pode até parecer que não para alguns líderes, mas existem alguns erros que prejudicam o lucro da agência e podem colocar o caixa da empresa no vermelho.

Quando o assunto é sobre o que pode interferir no lucro de uma empresa, dependendo do seu setor de atuação as causas podem diferir, principalmente quando falamos de organizações que vendem serviços em comparação com as que vendem itens.

A busca de uma empresa que vende produtos é fidelizar os clientes, já as que vendem serviços querem isso e algumas questões a mais, como aumentar o ticket médio dos clientes e trazer o serviço de fee mensal.

No entanto, como você deve estar pensando agora, o financeiro de uma agência não se resume apenas a captar novos clientes ou trabalhar para que eles fidelizem. Na organização existem uma série de fatores a serem considerados.

Mas será que todos os gestores sabem lidar com tantas variáveis e ainda assim focar na administração da organização? Infelizmente não.

Estudos mostram que pelo menos 29% das pequenas empresas que fecharam antes de completar cinco anos de atuação tiveram prejuízo por falta de planejamento financeiro.

Se você quer fugir dessa estatística, bem como das outras que trazem alguns desses erros a seguir como causas de perda de lucros, continue a leitura e saiba de uma vez por todas quais são os principais erros que prejudicam o lucro da agência.

3 erros que prejudicam o lucro da agência

Não precisa se desesperar ou até mesmo correr para a sua equipe de administração para consertar as coisas em um único dia, caso você cometa um ou mais dos erros que iremos abordar a seguir.

O primeiro passo é compreender a origem do erro, o que levou ele a acontecer e o que fazer para que ele deixe de ser um obstáculo para o sucesso da sua marca, tudo isso de forma calma e inteligente.

Não ter planejamento financeiro

Um dos principais erros na falta de planejamento financeiro é contar com dinheiro que ainda não entrou. 

Sabe aquele cliente que está quase fechando ou aquela indicação que entrou em contato e prometeu fechar até o final do mês? Não se engane.

Mesmo que seja quase certo daquele valor entrar, ele ainda não existe, portanto, você e nem ninguém da empresa pode contar com ele ainda, seja qual for a quantia.

A falta de planejamento também envolve o controle inadequado das despesas fixas e variáveis, bem como a ausência da criação de uma reserva financeira, mesmo que pequena.

Não saber fazer a precificação dos serviços

Esse provavelmente é um dos maiores erros que prejudicam o lucro da agência. Se você cobrar caro demais e muito acima da média, irá perder clientes e a conversão será muito difícil.

Mas e se deixar barato demais? Em vez de ser um diferencial para os clientes fecharem com você, será o oposto: irá trabalhar demais, não dar conta de tanta demanda e ainda ficar no vermelho pelo baixo valor.

Não se esqueça que a sua agência tem uma equipe com pessoas que precisam de qualidade de vida e um salário compatível.

Não acompanhar o time

Por falar em equipe, não saber o que acontece com os seus colaboradores também entra como um dos erros que prejudicam o lucro da agência.

Se você não dá a atenção devida, ou seja, não acompanha resultados, não faz feedbacks, não pensa no engajamento e até mesmo no investimento na carreira deles, provavelmente não irão trabalhar felizes e consequentemente os erros serão mais frequentes.

No final do dia, o seu cliente não vai querer saber o porquê daquele post ter subido errado. A culpa será sua e você poderá perder o cliente.

Agora que você conheceu os erros que prejudicam o lucro da agência, que tal ficar ainda mais por dentro de todas as novidades do setor? Siga a gente no Instagram e saiba novidades, tendências e muito mais do mundo digital.