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O people analytics se tornou tendência em grande parte das empresas e pode fazer toda a diferença aí na sua agência.

Investir em um bom método de gestão de pessoas, como é o caso dessa alternativa, significa usar os avanços tecnológicos que temos em mãos para construir uma equipe qualificada e buscar destaque no mercado.

Por isso, vale a pena ficar por dentro das tendências dessa área e avaliar se já não está na hora de adotar estratégias mais eficientes, atualizadas e capazes de entregar bons resultados.

Para revolucionar a gestão de pessoas na sua agência, entenda o que é o people analytics e quais vantagens ele pode trazer!

Primeiro, vamos entender o que é o people analytics

O people analytics nada mais é do que um método baseado no que o próprio nome diz: a análise de pessoas.

Um dos grandes benefícios dos avanços tecnológicos que tivemos ao longo dos últimos anos foi a possibilidade de coletar, organizar e analisar dados de forma muito mais eficiente.

Assim, a ideia aqui é fazer uso dessa possibilidade, mas com foco na gestão de pessoas, usando essas informações para garantir uma boa atração e retenção de talentos na sua agência.

Por isso mesmo, o método também costuma ser chamado por outros nomes, como análise de RH ou mesmo análise de talentos.

Os dados em questão podem vir dos mais diversos lugares, desde redes sociais e entrevistas, quando são referentes a candidatos, até avaliações de desempenho, quando se referem aos profissionais que já atuam na sua agência.

Como sua agência pode se beneficiar com esse método? 

Cada vez mais se fala na importância de trabalhar a partir de dados concretos e isso também se aplica à gestão de pessoas da sua agência.

Ao aplicar o people analytics, você pode começar a tomar decisões com mais embasamento, aumentando as chances de obter os resultados que você espera.

Essa análise de pessoas pode ajudar, por exemplo, na contratação de novos profissionais para a sua equipe.

A partir de uma coleta de dados robusta e uma análise eficiente, você pode escapar do perigo de contratar alguém que, no fim das contas, não tem nada a ver com o perfil do seu negócio.

Esse tipo de equívoco pode prejudicar até mesmo o lucro da agência e, por isso, é importante tomar providências para evitá-lo.

Além disso, essa análise tem impacto direto na retenção de talentos, já que você se torna capaz de distinguir quais pessoas têm um perfil propenso a passar mais tempo no seu time.

Descubra como aplicar o people analytics 

Em geral, o primeiro passo para aplicar o people analytics é contar com um bom software voltado para essa função.

Na hora de escolher, vale a pena avaliar as ferramentas disponíveis em cada sistema e pedir uma demonstração, para verificar qual das opções é mais útil no contexto da sua agência.

Além disso, ao adquirir o software, não esqueça de capacitar a equipe que irá utilizá-lo no dia a dia.

Para começar a aplicar o método, foque em reunir um conjunto de dados, mesmo que ele não seja muito volumoso. 

Uma forma de facilitar o processo é pensar em um problema específico da agência e reunir as informações que podem estar atreladas a ele. Depois, amplie o seu olhar e torne o processo de coleta, organização e análise dos dados cada vez mais abrangente.

Tudo isso, é claro, depende de uma boa capacitação da sua equipe e de uma estratégia que inclua esses processos na rotina da agência.

Agora, para saber mais sobre como melhorar a sua gestão, confira nosso post sobre como fazer a tomada de decisão de forma assertiva!