A matriz BCG é um método de planejamento muito eficiente e pode contribuir para a sua produção de conteúdo.
O método utiliza recursos visuais como gráficos e tabelas, mas a sua utilização é bastante intuitiva e pode deixar a análise das suas estratégias mais concretas.
A partir desses recursos, é possível compreender quais ações da sua agência têm maior potencial e quais precisam ir embora, por já não contribuírem mais para o seu desempenho no mercado.
Quer saber como usar a matriz BCG no seu planejamento estratégico? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse método!
O que é a matriz BCG?
A matriz BCG foi inventada na década de 1970 por Bruce Henderson, que aplicou o método na Boston Consulting Group, empresa cuja sigla nomeou a técnica.
Esse é um recurso gráfico usado no marketing comercial e tem como objetivo prover uma análise dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, para que ela possa identificar quais deles trazem melhores resultados.
Na sua agência, esse pode ser um bom caminho para avaliar os conteúdos produzidos e as estratégias aplicadas a eles.
Ao final da aplicação dessa técnica, é esperado que você possa direcionar seu olhar para cada um deles e optar por uma das seguintes alternativas:
- construir: investir na estratégia e dar mais destaque a ela no seu planejamento,
- manter: continuar operando com ela da mesma forma,
- colher: aproveitar os resultados obtidos por determinado tipo de conteúdo,
- abandonar: deixar de trabalhar com uma determinada estratégia, liberando recursos para encontrar outras mais produtivas.
Descomplicando a metodologia
Por utilizar tabelas e gráficos, a matriz BCG pode parecer complicada para algumas pessoas, mas o seu uso é bastante simples e intuitivo.
Ela consiste em um gráfico do tipo cartesiano. Seu eixo horizontal se refere à participação da solução no mercado, enquanto o vertical diz respeito à sua taxa de crescimento.
Ou seja, o primeiro está relacionado à receita gerada por uma determinada solução e o segundo tem a ver com o enfrentamento da concorrência.
O eixo vertical deve ser marcado, no meio, com 10%, de modo que a parte de cima corresponda a 20% e a de baixo 0%. Já o horizontal deve ser marcado no meio com 1, deixando 10 à esquerda e 0,1 à direita.
Esses dois eixos se cruzam criando quatro quadrantes, que a matriz BCG define da seguinte forma:
- estrela: quadrante superior esquerdo, indica alta participação e alto crescimento do mercado,
- dúvida: quadrante superior direito, indica baixa participação e alto crescimento do mercado,
- vaca leiteira: quadrante inferior esquerdo, indica alta participação e baixo crescimento do mercado,
- abacaxi: quadrante inferior direito, baixa participação e baixo crescimento do mercado.
Para deixar essa visualização mais clara, você pode fazer uma tabela.
As colunas serão referentes à participação no mercado, sendo divididas em “alta” e “baixa”. As linhas estarão relacionadas ao crescimento do mercado, também sendo divididas em “alto” e “baixo”.
Essa tabela resultará nos quadrantes que mencionamos acima e pode ajudar na hora de criar o seu gráfico.
Tendo esses recursos em mãos, liste as soluções da sua agência, que passarão pelo processo de análise.
Para posicioná-las no gráfico, em relação a esses quadrantes, você deve pesquisar o quanto esse mesmo tipo de solução cresceu no mercado e também o quanto ele vende, na sua agência, em relação ao concorrente.
Então, é só usar esses dados para posicionar cada item no seu respectivo quadrante.
Definindo sua estratégia com a matriz BCG
Agora que você já sabe como funciona a matriz BCG, vamos ao resultados da análise aplicada aos seus serviços:
- estrela: tem um bom desempenho e exige investimentos altos,
- vaca leiteira: com baixo índice de crescimento, ela indica um momento de estabilidade muito vantajoso,
- dúvida: estratégias com bom crescimento, mas baixa participação, que precisam ser mais testadas,
- abacaxi: baixo desempenho e baixa participação, mostrando-se pouco vantajosas.
A ideia é que, com esse recurso, a sua agência possa olhar de forma mais detalhada e analítica para as estratégias aplicadas à produção de conteúdo, buscando entender quais delas estão trazendo um resultado efetivo.
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