Skip to main content

Os métodos ágeis são estratégias que buscam trazer mais rapidez para as entregas, acelerando a criação, a revisão, a adaptação, a correção e a entrega.

Essas metodologias estão ganhando cada vez mais destaque entre as agências, que recebem muitos projetos com prazo de entrega “para ontem”.

O mundo em que vivemos exige cada vez mais rapidez de qualidade, o que pode ser um grande desafio para os profissionais de marketing.

Uma ótima forma de aliar essas duas características, que muitas vezes parecem ser antônimas, é por meio dos métodos ágeis. Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre o tema.

Leia também: Como usar 5W2H e quais os benefícios para a agência?

O que são métodos ágeis?

Os métodos ágeis são estratégias que buscam acelerar os processos por meio da quebra da tarefa em diversas etapas.

Isso permite que o cliente receba atualizações constantes e que qualquer alteração seja feita rapidamente, sem impactar a progressão da entrega.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Pense naquele flyer que um cliente solicitou e passou todas as orientações de como queria. No fim, ele pede para alterar as cores, a tipografia e o texto utilizado, o que exige que o time refaça tudo do zero.

De forma bem simplificada, com os métodos ágeis essa entrega ocorreria em partes. Primeiro o cliente validaria o texto, depois o moodboard e, por fim, receberia o material exatamente como ele pensou.

Assim, evitam-se refações e aumenta-se a produtividade de todo o time, sem aumentar suas demandas.

Melhores métodos ágeis para agências de marketing

Na hora de implementar os métodos ágeis, é comum que os gestores das agências fiquem em dúvida sobre as melhores estratégias.

A verdade é que não existe melhor ou pior, há apenas o que mais combina com os seus processos e suas necessidades.

Uma boa ideia é analisar cada opção e testá-las para entender como cada uma funciona na prática.

Lean

O Lean é um dos métodos ágeis recomendados para projetos menores.

A sua aplicação, basicamente, segue os passos:

  • identificação das necessidades e expectativas do cliente,
  • análise e visualização de todos os processos envolvidos,
  • organização do fluxo para garantir que o processo ocorra sem interrupções ou longas esperas, com entregas pontuais e recorrentes,
  • produção apenas do que é necessário, seguindo a demanda do cliente,
  • aperfeiçoamento contínuo do processo para garantir que as próximas entregas sejam ainda mais relevantes.

Kanban

É impossível falar sobre métodos ágeis e não mencionar o Kanban!

Essa ferramenta permite que a equipe visualize e otimize o fluxo de trabalho por meio de quadros, que podem ser digitais ou físicos.

A implementação dessa metodologia pode ocorrer de diversas formas. O modo mais tradicional envolve três etapas: “pendente”, “em andamento” e “concluído”, em que as tarefas são distribuídas entre as colunas e movidas a partir do seu status atual.

Mas isso não quer dizer que você precisa utilizar o Kanban desse jeito. É possível criar quantas colunas forem necessárias para que todas as tarefas fiquem visíveis e padronizadas.

Para implementar essa metodologia, recomendamos o uso do Trello, uma ferramenta gratuita e muito simples de utilizar.

Outro método ágil que é utilizado por diversas agências de marketing é o Scrum.
Nós temos um post completo sobre essa metodologia no nosso blog. Continue com a gente e leia: conheça a metodologia Scrum e como ela pode ajudar na gestão da sua agência.