Os métodos ágeis são estratégias que buscam trazer mais rapidez para as entregas, acelerando a criação, a revisão, a adaptação, a correção e a entrega.
Essas metodologias estão ganhando cada vez mais destaque entre as agências, que recebem muitos projetos com prazo de entrega “para ontem”.
O mundo em que vivemos exige cada vez mais rapidez de qualidade, o que pode ser um grande desafio para os profissionais de marketing.
Uma ótima forma de aliar essas duas características, que muitas vezes parecem ser antônimas, é por meio dos métodos ágeis. Continue lendo para saber mais e tire suas dúvidas sobre o tema.
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O que são métodos ágeis?
Os métodos ágeis são estratégias que buscam acelerar os processos por meio da quebra da tarefa em diversas etapas.
Isso permite que o cliente receba atualizações constantes e que qualquer alteração seja feita rapidamente, sem impactar a progressão da entrega.
Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Pense naquele flyer que um cliente solicitou e passou todas as orientações de como queria. No fim, ele pede para alterar as cores, a tipografia e o texto utilizado, o que exige que o time refaça tudo do zero.
De forma bem simplificada, com os métodos ágeis essa entrega ocorreria em partes. Primeiro o cliente validaria o texto, depois o moodboard e, por fim, receberia o material exatamente como ele pensou.
Assim, evitam-se refações e aumenta-se a produtividade de todo o time, sem aumentar suas demandas.
Melhores métodos ágeis para agências de marketing
Na hora de implementar os métodos ágeis, é comum que os gestores das agências fiquem em dúvida sobre as melhores estratégias.
A verdade é que não existe melhor ou pior, há apenas o que mais combina com os seus processos e suas necessidades.
Uma boa ideia é analisar cada opção e testá-las para entender como cada uma funciona na prática.
Lean
O Lean é um dos métodos ágeis recomendados para projetos menores.
A sua aplicação, basicamente, segue os passos:
- identificação das necessidades e expectativas do cliente,
- análise e visualização de todos os processos envolvidos,
- organização do fluxo para garantir que o processo ocorra sem interrupções ou longas esperas, com entregas pontuais e recorrentes,
- produção apenas do que é necessário, seguindo a demanda do cliente,
- aperfeiçoamento contínuo do processo para garantir que as próximas entregas sejam ainda mais relevantes.
Kanban
É impossível falar sobre métodos ágeis e não mencionar o Kanban!
Essa ferramenta permite que a equipe visualize e otimize o fluxo de trabalho por meio de quadros, que podem ser digitais ou físicos.
A implementação dessa metodologia pode ocorrer de diversas formas. O modo mais tradicional envolve três etapas: “pendente”, “em andamento” e “concluído”, em que as tarefas são distribuídas entre as colunas e movidas a partir do seu status atual.
Mas isso não quer dizer que você precisa utilizar o Kanban desse jeito. É possível criar quantas colunas forem necessárias para que todas as tarefas fiquem visíveis e padronizadas.
Para implementar essa metodologia, recomendamos o uso do Trello, uma ferramenta gratuita e muito simples de utilizar.
Outro método ágil que é utilizado por diversas agências de marketing é o Scrum.
Nós temos um post completo sobre essa metodologia no nosso blog. Continue com a gente e leia: conheça a metodologia Scrum e como ela pode ajudar na gestão da sua agência.