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A sua agência utiliza o ROAS para medir os resultados e aprimorar as campanhas e materiais publicitários?

Certamente, você já sabe que as empresas quando realizam investimentos buscam sempre por informações com respeito ao ROI, sigla inglesa para “Return on Investment”.

O Retorno sobre o Investimento é o grande motivador dos empreendedores, uma vez que se consegue, através dessa métrica, calcular em quanto tempo os valores utilizados para a aquisição de soluções ou novas implementações passam a oferecer um retorno operacional e financeiro ao negócio.

O ROAS, como veremos, tem um objetivo parecido, porém, voltado à área de campanhas e publicidade, e apresentando os resultados que estão sendo obtidos a partir dos anúncios.

Deseja conhecer detalhes a esse respeito? Continue a leitura e confira!

O que é ROAS e como ele se diferencia do ROI?

O ROAS, ou seja, Retorno sobre Investimento em Publicidade, é uma métrica que deve ser adotada para avaliar os resultados obtidos em campanhas de marketing.

Esse dado possibilita uma transparência entre a agência e seus clientes, demonstrando os resultados que estão sendo obtidos a partir das estratégias adotadas e permite que mudanças possam ser realizadas, baseado em números confiáveis e na realidade dos fatos.

Segundo a maior autoridade do marketing digital do mundo, Neil Patel, o ROAS é essencial para que se tenha uma visão correta do desempenho dos investimentos em publicidade, oferecendo:

  • maximização de orçamento,
  • decisões mais inteligentes,
  • justificativas para investimentos futuros,
  • otimização de campanhas,
  • alinhamento com o objetivo do negócio.

A diferença existente com relação ao ROI é que esse apresenta um índice para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento com relação ao seu custo, portanto, o seu objetivo é mais abrangente do que o do ROAS.

Qual a importância dessa métrica para o marketing digital?

O ROAS é fundamental para avaliação de campanhas e anúncios, portanto, é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com o marketing digital.

A dinâmica do mercado obriga as agências a estarem sempre atentas às melhores possibilidades de anúncios para os seus clientes, considerando os canais disponíveis, o produto ou serviço a ser trabalhado, e o público que se deseja atingir.

Ocorre que é muito importante fazer o acompanhamento desses investimentos, evitando prejuízos e criando estratégias que maximizem os resultados.

Avaliar essa métrica é o melhor caminho para se conhecer os retornos que estão sendo obtidos com as ações tomadas.

Aprenda a calcular o ROAS da sua agência

Para realizar o cálculo do ROAS, não existem grandes dificuldades.

A fórmula para a realização dessa conta é a seguinte:

ROAS = Receita gerada com os anúncios / Custos dos anúncios

Deve-se pegar o valor total da receita gerada a partir de uma determinada campanha para se alcançar o resultado.

Por outro lado, tomam-se os custos dos anúncios, ou seja, o valor que sua agência cobrou para:

  • planejar,
  • desenvolver,
  • publicar,
  • acompanhar.

Dentro desse valor deverá também ser adicionado os custos cobrados pela plataforma escolhida, como: Facebook, Instagram, YouTube, Tik Tok, etc.

A partir daí, divide-se a receita gerada pelos custos e você obtém o ROAS associado a essa tarefa.

Como exemplo, supondo que um anúncio gerou R$ 5.000,00 em vendas e os custos envolvidos foram de R$ 1.000,00.

O resultado nesse caso será 5, o que significa que se obteve um retorno de R$ 5,00 para cada R$ 1,00 investido.

Note que essa métrica demonstra de maneira simples qual o resultado obtido em cada campanha ou anúncio e possibilita que medidas sejam tomadas para melhorar esses índices.

Outro assunto importante que precisa ser conhecido por sua agência diz respeito ao post que apresenta: Orçamento de marketing: 5 passos para ajudar os seus clientes a defini-lo. Leia e confira!