A tecnologia colabora de maneira efetiva nos processos que fazem parte do dia a dia das equipes de marketing.
Não há como alcançar sucesso em uma agência sem um bom planejamento, onde o uso de ferramentas colabora com as diversas tarefas e setores da operação.
De acordo com o relatório Marketing Trends 2024, desenvolvido em parceria pela Zoho e Conversion, 98,7% dos profissionais desse segmento no Brasil afirmam que incorporam as tecnologias disponíveis no desenvolvimento de suas tarefas.
Esses aplicativos, além de acelerar os processos, colaboram para a melhora da qualidade e facilitam a vida dos profissionais envolvidos.
Nesse post apresentamos detalhes a respeito da otimização dos trabalhos envolvendo as diversas equipes de marketing de uma agência. Continue a leitura e confira!
Ferramentas para otimizar a performance das suas equipes de marketing
As ferramentas tecnológicas podem ser divididas nas diversas categorias e setores nas quais as equipes de marketing fazem parte, como, por exemplo:
Automação
A automação dos processos envolvendo as equipes de marketing consiste em diminuir as atividades manuais e repetitivas.
A partir da adoção de ferramentas adequadas, pode-se segmentar audiências, criar land pages, nutrir e rastrear leads, onde algumas ferramentas devem ser avaliadas por sua agência, como, por exemplo:
- Pardot,
- HubSpot,
- ActiveCampaign,
- RD Station,
- Marketo.
Colaboração e comunicação
A comunicação é essencial para que os objetivos sejam atingidos, portanto, existem ferramentas que facilitam esse processo, sem que seja preciso a troca de e-mails.
Algumas delas contribuem com a organização e estruturação dos fluxos de trabalho possibilitando o espírito de colaboração entre os diversos membros das equipes de marketing. Algumas das ferramentas que merecem a sua avaliação, são as seguintes:
- Slack,
- Asana,
- Microsoft Teams,
- eKyte,
- Zoom,
- Clickup,
- Google Workspace.
Análise de dados
Com relação a análise de dados, existem ferramentas que permitem uma visualização a respeito do comportamento do usuário, além dos resultados obtidos a partir de campanhas pagas e orgânicas, contagens de conversões e uma visão geral a esse respeito.
A tecnologia mais uma vez, colabora com as ações a serem tomadas a esse respeito,
quando pode-se contar com soluções disponíveis no mercado, tais como:
- Adobe Analytics,
- Microsoft Power BI,
- Looker,
- eKyte,
- IBM Watson Analytics,
- Google Analytics,
- Tableau,
Gestão de conteúdo
Chegamos a um assunto fundamental para o sucesso de qualquer agência de marketing.
Trata-se da gestão de conteúdo, um assunto que precisa ser priorizado e que é fundamental para o sucesso de qualquer campanha ou na aproximação do seu público-alvo.
Para isso, é importante uma avaliação sobre as seguintes soluções disponíveis no mercado:
- Magento,
- Contentful,
- WordPress,
- Joomla.
SEO
Por fim, chegamos nas ferramentas de SEO, uma técnica indispensável para que se possa alcançar êxito nas publicações realizadas.
A obtenção de resultados ocorre a partir da adoção das seguintes ferramentas que precisam estar a disposição das equipes de marketing:
- Google Keyword Planner,
- Ahrefs,
- Ubersuggest,
- SEMrush,
- Raven Tools,
- Moz Pro.
Como se observa, é perfeitamente possível acelerar as atividades das equipes de marketing, bastando para isso encontrar as soluções adequadas à realidade da sua agência.
O mercado oferece soluções gratuitas e aquelas que a partir de um pagamento mensal permitem grandes resultados para a sua organização.
Portanto, agora que você já sabe o que fazer para acelerar as tarefas do dia a dia das operações, leia também nosso post que apresenta detalhes de como montar a equipe de marketing ideal para sua agência? Acesse o post e confira!