O mapa conceitual é uma ferramenta que facilita o entendimento sobre o todo, ou seja, a respeito das tarefas que precisam ser realizadas e quais as ações a serem tomadas para que os objetivos sejam alcançados.
Não são raros os momentos em que temos tantas as atividades a serem realizadas que não sabemos por onde começar.
O ideal nesse caso é dar uma parada para colocar em ordem tudo o que precisa ser feito.
Melhor ainda é ter como visualizar o conjunto de tarefas, quando é possível definir os passos a serem dados, a ordem cronológica a ser cumprida e como uma ação pode contribuir para que outras também tenham êxito.
Neste post, apresentaremos de que maneira é possível organizar as ideias utilizando o mapa conceitual. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
O que é um mapa conceitual?
O mapa conceitual é um diagrama que, através de suas representações gráficas, possibilita uma visualização de informações que organiza as ideias e conceitos, facilitando o entendimento dos processos de forma estruturada.
Ele se inicia pelo conceito central do assunto base a ser tratado e vai se ramificando a partir de ideias e conhecimentos que estão relacionados, quando se cria uma rede de informações interconectadas.
Utilizam-se círculos ou quadrados para representar os conceitos e linhas que possibilitam a ligação entre eles, quando ações precisam ser realizadas para que os objetivos sejam alcançados.
A partir da sua elaboração, consegue-se entender o todo que envolve determinado conceito, podendo verificar com clareza as ligações existentes entre as ideias e o que precisa ser realizado.
Como o mapa conceitual pode melhorar a organização de projetos?
O uso do mapa conceitual melhora a organização dos projetos, uma vez que permite a partir da sua visualização:
- compreensão dos diversos assuntos a serem tratados,
- memorização do que precisa ser feito,
- facilidades no entendimento do projeto,
- suporte para a tomada de decisão,
- acompanhamento dos processos que estão sendo realizados.
Quando se tem as informações apresentadas de uma forma estruturada, toda a equipe consegue visualizar o que precisa ser feito e compreender que precisam focar em seus objetivos, colaborando para que os resultados se concretizem.
A adoção dessa ferramenta permite que todos os envolvidos entendam o que está acontecendo e conheçam as diversas tarefas e atividades que fazem parte da construção de um produto ou na entrega de um serviço.
Por que usar mapas conceituais na agência?
Usar o mapa conceitual é altamente recomendável em uma agência de marketing, afinal, são muitos os processos e projetos que fazem parte do dia a dia das operações.
Olhando o mapa cada profissional percebe, de maneira clara, a importância de suas tarefas no contexto geral das atividades.
A partir disso, existe uma melhora significativa na comunicação entre as equipes, ocorrendo a integração dos diversos setores, uma vez que o “todo” passa a ser o objetivo e cada ação se reflete no sucesso da operação.
Como resultado, o espírito de colaboração faz parte do dia a dia da agência, facilitando a tomada de decisão e aumentando a produtividade.
Se você ainda tem dúvidas em implementar o mapa conceitual em sua empresa, faça um teste e perceba como ocorre de forma espontânea o envolvimento dos profissionais.
Para ajudá-lo ainda mais no sucesso de suas operações, sugerimos que você também leia nosso post que apresenta: comunicação interna: descubra qual o estilo das suas equipes!