Skip to main content

Se a sua agência preza pela agilidade e pela otimização dos processos, os sprints podem ser grandes aliados.

Essa abordagem é voltada para empresas que buscam realizar um trabalho colaborativo e eficiente, criando um ritmo mais produtivo e focado na execução de seus projetos.

Assim, com as ferramentas certas, esse pode ser um bom jeito de tornar os seus processos mais ágeis e impulsionar a sua agência em direção a resultados visíveis.

Para ajudar você a colocar isso em prática, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre os sprints e as vantagens desse método. Confira!

Por que usar os sprints? 

Um dos fatores fundamentais para o trabalho em uma agência é a organização do trabalho, que precisa definir prioridades e procedimentos para todo o time.

Os sprints são períodos curtos, de duas a quatro semanas, em que o trabalho dos colaboradores é desenvolvido em torno de um mesmo projeto, buscando criar um ritmo ágil e produtivo, assim como uma atuação alinhada entre as equipes.

Nesse sentido, esse método contribui para que os processos aconteçam de forma mais rápida e comunicativa, o que contribui com a produtividade da agência e a integração entre os seus membros.

Por isso, vale a pena conhecer melhor essa abordagem e entender de que maneira ela pode ser implementada.

Como implementar os sprints no seu time? 

Em geral, os sprints são estruturados por algumas etapas, que ajudam a organizar o trabalho e manter os processos em andamento com mais agilidade. Essas etapas são:

  • planejamento: a equipe se reúne para definir suas metas para o projeto em questão e definir as tarefas que serão executadas, com prazos e responsáveis,
  • execução: ao longo das semanas, o time trabalha de forma conjunta na realização das tarefas, realizando reuniões regulares para monitorar o andamento do projeto,
  • revisão: ao final desse período, os profissionais se reúnem mais uma vez, para revisitar as tarefas realizadas e avaliar se há necessidade de implementar alguma melhoria no resultado final,
  • retrospectiva: depois de concluir o projeto, é hora de dar feedbacks, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias no futuro.

Assim, por meio de reuniões regulares e uma boa organização das tarefas, é possível cumprir as metas com agilidade e eficiência, tornando esse percurso muito mais produtivo.

Dicas para otimizar o uso dessa metodologia 

Se você gostou da ideia de usar essa abordagem na sua agência, também vale a pena conhecer algumas dicas para otimizar a sua aplicação.

A primeira delas é a utilização de ferramentas de gestão de projetos, o que pode ajudar a deixar a organização das tarefas mais visual, além de facilitar o acompanhamento desse processo.

Outro ponto bastante importante é a revisão contínua dos resultados, tanto ao fim dos sprints quanto ao longo da sua execução, com a ajuda de reuniões diárias de acompanhamento.

Isso deve ser acompanhado de um feedback constante da equipe, de forma que todos possam contribuir com a melhoria dos resultados obtidos.

Por fim, lembre-se de que essa é uma abordagem que exige flexibilidade e adaptação, sendo bastante importante acompanhar as atividades e implementar as melhorias necessárias ao longo do percurso.

Assim, você vai poder aumentar a eficácia dessa abordagem e garantir muito mais agilidade nos processos da sua agência.

Agora que você já sabe tudo sobre esse método, continue por aqui e confira nosso post sobre treinamento comportamental: elementos essenciais que toda agência precisa!