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O conceito de economia da atenção foi criado há bastante tempo, mas é mais atual do que nunca.

Na era digital, não é difícil notar que a tarefa de capturar a atenção das pessoas se torna cada vez mais desafiadora.

Afinal, as redes sociais e mesmo os mecanismos de busca estão repletos de informações e conteúdos que buscam despertar a curiosidade dos usuários da internet.

Por isso, é preciso entender a importância de capturar o foco do público e desenvolver estratégias capazes de fisgá-lo.

Neste post, falamos mais sobre o conceito de economia da atenção e os seus impactos na área do marketing digital. Vem ver!

O que é a economia da atenção? 

Como mencionamos, não é de hoje que se fala em economia da atenção. O conceito foi criado na década de 1970, pelo ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Herbert Simon.

O autor defendia a ideia de que o ser humano não é capaz de pensar e executar múltiplas tarefas simultaneamente, o que significa que “uma riqueza de informações cria uma pobreza de atenção”.

Nesse sentido, o foco das pessoas se torna uma espécie de moeda, podendo ser considerado um recurso escasso no mundo em que vivemos.

Na era digital, especialmente, esse conceito pode ser muito bem aproveitado, considerando a sobrecarga de informações disponíveis para o consumidor.

Como a economia da atenção afeta o comportamento do consumidor? 

Todo profissional de marketing digital está familiarizado com a produção de conteúdo e com a criação de anúncios, que visam levar um produto ou serviço ao público de uma marca.

Essas estratégias podem ser muito bem aproveitadas, mas em um ambiente saturado de estímulos, também é possível que gerem o efeito contrário.

Quando o usuário é bombardeado por anúncios de diferentes empresas, é comum que sua atenção se disperse, de forma que capturar o seu interesse e despertar sua curiosidade sobre um produto se torna muito mais difícil.

Esse pode ser um fator decisivo nas decisões de compra, o que significa que é preciso estar atento a esse elemento na hora de elaborar uma campanha.

Assim, nesse cenário da economia da atenção, é preciso valorizar esse recurso e investir nas estratégias certas para capturá-lo.

Estratégias de marketing para lidar com a economia da atenção? 

Apesar dos desafios, a ideia aqui não é assumir a derrota e deixar de cativar o interesse do público da marca.

A verdade é que, diante desse cenário, investir nas estratégias certas se torna cada vez mais importante para o sucesso das ações de marketing digital.

Um exemplo simples, mas que pode trazer ótimos resultados, é o marketing de conteúdo, que foca na produção de conteúdos de qualidade, que se mostrem relevantes para o consumidor.

Dessa forma, ao abordar assuntos do interesse do público-alvo, com uma comunicação bem planejada e direcionada a uma persona, fica muito mais fácil capturar a atenção das pessoas.

Outra possibilidade é a criação de anúncios segmentados, o que também demanda um conhecimento profundo do público da marca e das suas personas.

Para uma personalização mais eficiente, também pode ser interessante investir no uso de dados, uma estratégia capaz de proporcionar um conhecimento profundo dos consumidores de uma marca e, assim, melhorar a personalização das campanhas.

Agora que você já conhece a economia da atenção e sabe como trabalhar com ela, continue por aqui e descubra também o rapport: a empatia que gera conexão e resultados!