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O modelo AIDA pode ser um grande aliado das suas estratégias de marketing digital.

Esse método busca sistematizar e guiar a jornada do consumidor ao longo do funil de vendas, passando pelas etapas de: atenção, interesse, desejo e ação.

Como explicaremos ao longo deste conteúdo, essas são as etapas pelas quais uma pessoa passa ao descobrir uma marca, conhecer suas soluções e, eventualmente, realizar uma compra.

Assim, ter esse percurso em mente é sempre bastante relevante para a criação de estratégias de marketing digital.

Para saber mais sobre o modelo AIDA e como ele pode ser colocado em prática, continue a leitura!

O que é o modelo AIDA? 

Esse é um modelo bem antigo, desenvolvido no final do século XIX, pelo publicitário americano Elias St. Elmo Lewis.

Tudo começou com um estudo em que Lewis analisou a reação de consumidores aos anúncios com os quais se deparavam, para então estabelecer as etapas que levavam até a decisão de compra.

Foi assim que o publicitário chegou a esse modelo que se estrutura em quatro etapas: atenção, interesse, desejo e atenção.

Explore como o modelo AIDA pode transformar suas vendas 

Para entender como o modelo AIDA pode ser aplicado, é preciso conhecer melhor o papel de cada um dos seus estágios na jornada do consumidor:

  • Atenção: equivale ao topo do funil de vendas, sendo o momento de atração e conscientização dos clientes,
  • Interesse: etapa de consideração, mantendo os consumidores informados para que considerem a solução,
  • Desejo: esse é o meio do funil, em que o interesse deve ser transformado em uma necessidade,
  • Ação: equivale ao fundo do funil, momento em que o consumidor é chamado a uma ação, para que ocorra a conversão.

Assim, para colocar esse método em prática, basta entender quais ações são as mais efetivas em cada uma dessas etapas:

Atenção

Esse é o momento de investir em ações capazes de despertar a curiosidade do público-alvo, fazendo com que a marca se destaque entre as demais.

Vale a pena investir em um bom design, além de uma comunicação instigante, que prenda a atenção das pessoas, lembrando que as mídias pagas são grandes aliadas nesse estágio.

Interesse

Agora que você já despertou a atenção do público, o próximo passo é alimentar o interesse dele pelas soluções da marca e mantê-lo engajado.

Isso costuma ser feito por meio de um bom marketing de conteúdo, criando materiais educativos que ajudem a informar o consumidor, explorando as dores do público-alvo.

Desejo

Ao chegar nesse estágio do modelo AIDA, o cliente já sabe que a marca pode solucionar uma de suas dores, mas ainda pode estar em dúvida sobre a aquisição de um produto ou mesmo dividido entre essa e outras empresas.

Por isso, é preciso destacar os benefícios e diferenciais dessa solução específica, fazendo com que ela se torne mais vantajosa que as demais.

O gatilho mental de prova social, como no caso do uso de depoimentos de clientes, pode ser um bom aliado nessa etapa.

Ação

Agora, é hora de transformar o desejo em ações concretas, ou seja, em conversão.

Esse é o momento de investir em estímulos que levem o consumidor a agir. Alguns exemplos são os descontos, a possibilidade de fazer testes gratuitos dos serviços ou mesmo o gatilho mental de urgência.

Gostou de conhecer o modelo AIDA? Para melhorar ainda mais seus resultados, continue aqui e descubra como acelerar suas equipes de marketing!