O algoritmo do Google está sempre passando por atualizações e o YMYL é uma das mudanças feitas para melhorar os resultados entregues aos usuários.
Há alguns anos, a internet vem mudando a maneira como as pessoas buscam as informações necessárias no seu cotidiano.
Enquanto conteúdos sérios e responsáveis podem facilitar muito a vida da população, há também aqueles que podem gerar prejuízos, espalhando desinformação sobre assuntos que devem ser tratados com seriedade.
Assim, o Google vem prestando cada vez mais atenção a esse problema e criando parâmetros de avaliação das páginas da web que impactam diretamente o SEO.
Para saber o que é o YMYL e como ele pode impactar as suas estratégias, continue a leitura!
O que é YMYL?
Essa sigla se refere à expressão “Your Money, Your Life”, ou seja, “seu dinheiro, sua vida”.
O termo foi atribuído pelo Google às páginas que podem impactar a felicidade futura, saúde, estabilidade financeira ou segurança dos usuários.
Assim, esses são aqueles conteúdos que, caso contenham informações falsas ou imprecisas, podem impactar negativamente a vida das pessoas.
Esse é o caso, por exemplo, de páginas que tratam de assuntos médicos, de finanças, do direito ou mesmo aquelas que vendem produtos e serviços cujo efeito pode ser negativo na vida do consumidor.
A adoção dessa nova categoria faz com que o monitoramento dos conteúdos seja mais rigoroso, buscando entregar resultados mais confiáveis às pesquisas dos usuários de motores de busca.
A importância do YMYL no ranqueamento de sites
A criação do conceito de YMYL é uma medida adotada pelo Google para promover uma avaliação mais cuidadosa de conteúdos que podem impactar a vida do usuário.
Dessa forma, os critérios que determinam o ranqueamento das páginas também são alterados, tornando-se ainda mais rigorosos.
Um exemplo é o uso dos critérios E-E-A-T (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiabilidade), que determinam a qualidade das páginas e, portanto, o seu posicionamento nos resultados de busca.
Assim, especialmente em nichos sensíveis (como saúde, finanças e direito), é preciso redobrar a atenção e os cuidados para uma produção de conteúdo responsável e um bom uso das técnicas de SEO.
Para saber mais, leia: E-E-A-T: a sigla que é o segredo para conteúdos relevantes.
Como otimizar sites YMYL para SEO
Existem algumas maneiras de melhorar o ranqueamento das páginas YMYL e fazer um bom uso do SEO, atuando de forma estratégica para que os conteúdos obtenham um posicionamento melhor.
O primeiro passo é garantir a credibilidade das informações, o que exige o uso de fontes confiáveis e a apresentação de dados precisos, que transmitam confiança ao usuário.
Contar com autores especializados é mais uma maneira de atender aos critérios E-E-A-T, que serão levados em conta pelo Google ao avaliar a qualidade dos seus conteúdos.
Obter backlinks de fontes confiáveis também pode ser uma boa maneira de estabelecer ligações que geram mais credibilidade e autoridade para as páginas, o que contribui para um posicionamento melhor.
Por fim, tendo em vista que todas essas alterações visam proteger o usuário e entregar a ele a melhor experiência possível, garantir a segurança desse público também é fundamental.
Assim, se você trabalha com páginas que se enquadram no conceito de YMYL, essas são algumas ações que devem estar presentes nas suas estratégias.
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, continue por aqui e descubra também como fazer a análise de resultados das ações de marketing!