Diminishing returns, quando traduzido, significa: retorno ou rendimentos decrescentes.
Essa expressão é utilizada para apontar que determinada estratégia ou ação chegou ao seu limite e passou a apresentar uma diminuição nos seus resultados.
Isso significa que mudanças precisam ser realizadas para que os objetivos voltem a ser atingidos, uma ação que exige inspiração, criatividade e muito trabalho.
De acordo com um estudo realizado pelo Google, as decisões de compra do consumidor são muito mais complexas do que se imagina, quando pelo menos 6 influenciadores estão presentes nessa hora, são eles:
- clareza e simplicidade na descrição das soluções ofertadas,
- rapidez no retorno a possíveis esclarecimentos ou dúvidas,
- recomendações e comentários persuasivos,
- disponibilidade da solução de forma reduzida,
- convencimento apresentado por um especialista sobre a solução,
- presente ou benefício oferecido no processo de negociação.
As agências de marketing sabem disso e buscam alternativas que estimulem os consumidores, no entanto, o diminishing returns é uma realidade que precisa ser observada e, mais do que isso, trabalhada de maneira constante. Leia nosso post e confira detalhes a esse respeito!
O que é o diminishing returns?
Como vimos, o diminishing returns ocorre quando uma promoção ou campanha atinge uma determinada etapa em que os esforços não conseguem mais manter o sucesso apresentado até então.
Ou seja, os investimentos realizados naquele modelo não são mais suficientes para garantir o retorno desejado. Então, aquele esforço entra em um processo que envolve a diminuição dos resultados.
Como exemplo, essa situação ocorre quando o investimento em uma campanha vai perdendo a força.
Se durante determinado tempo o investimento para cada R$ 1,00 oferecia um retorno de R$ 3,00 e, a partir de algum momento, esse mesmo valor investido vem apresentando um decréscimo nos resultados, a operação está efetivamente vivenciando um momento de diminishing returns.
Sinais de que suas campanhas chegaram ao ponto de saturação
A saturação ocorre quando determinada ação não consegue mais obter o resultado que até então vinha acontecendo.
Essa situação é bastante comum nas campanhas e no mundo do marketing, uma vez que as pessoas, como vimos anteriormente, são movidas por fatores que se modificam à medida dos acontecimentos em uma sociedade.
Para que se saiba se um processo entrou em uma condição de diminishing returns, deve-se avaliar e verificar se ocorreu uma diminuição do Return on Investment (ROI), ou seja, o retorno sobre o investimento.
Também vale a pena monitorar o aumento do custo por aquisição e a queda no engajamento.
A partir dessas avaliações, consegue-se observar se está ocorrendo o diminishing returns em uma campanha de marketing.
Como ajustar sua estratégia para superar o diminishing returns?
Para superar o diminishing returns, as agências precisam ajustar suas estratégias e buscar sempre por novas possibilidades que otimizem as campanhas de mídia.
Isso pode ser realizado a partir da:
- diversificação de canais,
- teste de novos formatos de anúncios,
- reavaliação do público-alvo, etc.
O fato é que a obrigação dos profissionais de marketing estão sempre voltadas a maximizar o retorno sobre o investimento, portanto, torna-se imprescindível monitorar os resultados obtidos e avaliar se mudanças precisam ser realizadas.
Como se observa, o diminishing returns é uma realidade que precisa ser monitorada e trabalhada, afinal, as pessoas mudam a forma de pensar e seus comportamentos, portanto, precisam ser estimuladas constantemente e de maneiras diferenciadas.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também o nosso post que apresenta a inteligência competitiva: sua agência em destaque no mercado!