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Sua agência sabe como realizar uma abordagem de clientes com qualidade e voltada a potencializar boas oportunidades de negócios?

Antes de entrarmos nos detalhes desse assunto, vale a pena saber que um estudo realizado pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que 48% dos empreendimentos de pequeno porte no Brasil investem em propaganda paga nas redes sociais e outros canais da internet.

Esse índice sobe para 59% entre as micro empresas e cai para 39% quando envolve microempreendedores individuais.

Os números surpreendem positivamente, uma vez que os índices demonstram que pequenos empreendimentos acreditam na força do marketing como agente de negócios.

Esse assunto é um grande motivador para que as agências se preparem, apresentando uma abordagem de clientes que possa resultar em novos contratos e excelentes oportunidades. 

Continue a leitura e saiba como oferecer os serviços para um público disposto a investir!

5 técnicas eficazes para a abordagem de clientes

Sua agência está preparada para fazer uma abordagem de clientes objetiva e com qualidade?

Para que se possa ter sucesso nessa operação, vale a pena conhecer 5 técnicas que efetivamente trazem resultados. Vamos a elas:

Demonstre que você é um especialista no assunto

Sua equipe de vendas precisa estar capacitada a demonstrar que sua agência está pronta para atender as necessidades nas quais se propõem a trabalhar.

Isso significa estabelecer um discurso que apresente detalhes no formato de trabalho, apresentando o que pode ser feito, qual a metodologia adotada e como os resultados vão sendo entregues e monitorados pela agência e pelo próprio cliente.

A confiança é um fator determinante para que bons negócios possam ser alcançados, portanto, é preciso demonstrar conhecimento de causa e capacidade no desenvolvimento das soluções desejadas.

Escute as dores do cliente

Apresentada a agência e estabelecida uma relação de confiança, o próximo passo está em:

  • escutar,
  • anotar,
  • entender,
  • perguntar,
  • estabelecer os objetivos a serem atingidos.

Um dos maiores problemas está em não escutar as dores do cliente, ou seja, não compreender exatamente o que ele deseja, uma situação que acaba levando a relação para caminhos distantes e causando a insatisfação do contratante.

Mostre o valor dos seus serviços

É muito importante não confundir o valor dos serviços com o preço a ser cobrado para o desenvolvimento de alguma tarefa.

O valor é o que a sua solução, serviço ou produto pode oferecer de retorno ao cliente, ou seja, o que ele tem a ganhar contratando a sua agência.

Vale a pena um estudo a respeito dos objetivos a serem alcançados e a apresentação de uma proposta que aponte ganhos e possibilidades existentes, lembrando que não há como “colher sem plantar”, portanto, existe um preço para o desenvolvimento da operação.

Apresente seus cases de sucesso

Uma maneira que sempre favorece as negociações e especialmente a abordagem de clientes está na apresentação dos cases de sucesso.

Apresentar os projetos já desenvolvidos e os resultados obtidos, guardando-se os cuidados com a ética e compromissos assumidos em termos de confidencialidade, sempre é uma excelente maneira de ganhar pontos junto ao potencial cliente.

É necessário citar informações e dados que mostram os ganhos obtidos a partir de campanhas e ações.

Mantenha a comunicação aberta

Por fim, uma dica fundamental na abordagem de clientes está em manter a comunicação aberta, ou seja, não deixar o “assunto ficar esquecido”.

No primeiro contato, faça perguntas e esteja à disposição para responder às dúvidas, demonstrando que sua agência está pronta para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Assuma compromissos, convide o cliente para uma visita (quando for o caso), apresente possibilidades e busque por uma segunda reunião, onde detalhes poderão ser avaliados.

Como se observa, a abordagem de clientes precisa ser previamente preparada e o encontro (físico ou virtual) deve conduzir a conversa para uma continuidade na negociação.

Agora que você sabe mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta os 3 erros que prejudicam o lucro da agência!