Sua agência sabe como realizar uma abordagem de clientes com qualidade e voltada a potencializar boas oportunidades de negócios?
Antes de entrarmos nos detalhes desse assunto, vale a pena saber que um estudo realizado pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que 48% dos empreendimentos de pequeno porte no Brasil investem em propaganda paga nas redes sociais e outros canais da internet.
Esse índice sobe para 59% entre as micro empresas e cai para 39% quando envolve microempreendedores individuais.
Os números surpreendem positivamente, uma vez que os índices demonstram que pequenos empreendimentos acreditam na força do marketing como agente de negócios.
Esse assunto é um grande motivador para que as agências se preparem, apresentando uma abordagem de clientes que possa resultar em novos contratos e excelentes oportunidades.
Continue a leitura e saiba como oferecer os serviços para um público disposto a investir!
5 técnicas eficazes para a abordagem de clientes
Sua agência está preparada para fazer uma abordagem de clientes objetiva e com qualidade?
Para que se possa ter sucesso nessa operação, vale a pena conhecer 5 técnicas que efetivamente trazem resultados. Vamos a elas:
Demonstre que você é um especialista no assunto
Sua equipe de vendas precisa estar capacitada a demonstrar que sua agência está pronta para atender as necessidades nas quais se propõem a trabalhar.
Isso significa estabelecer um discurso que apresente detalhes no formato de trabalho, apresentando o que pode ser feito, qual a metodologia adotada e como os resultados vão sendo entregues e monitorados pela agência e pelo próprio cliente.
A confiança é um fator determinante para que bons negócios possam ser alcançados, portanto, é preciso demonstrar conhecimento de causa e capacidade no desenvolvimento das soluções desejadas.
Escute as dores do cliente
Apresentada a agência e estabelecida uma relação de confiança, o próximo passo está em:
- escutar,
- anotar,
- entender,
- perguntar,
- estabelecer os objetivos a serem atingidos.
Um dos maiores problemas está em não escutar as dores do cliente, ou seja, não compreender exatamente o que ele deseja, uma situação que acaba levando a relação para caminhos distantes e causando a insatisfação do contratante.
Mostre o valor dos seus serviços
É muito importante não confundir o valor dos serviços com o preço a ser cobrado para o desenvolvimento de alguma tarefa.
O valor é o que a sua solução, serviço ou produto pode oferecer de retorno ao cliente, ou seja, o que ele tem a ganhar contratando a sua agência.
Vale a pena um estudo a respeito dos objetivos a serem alcançados e a apresentação de uma proposta que aponte ganhos e possibilidades existentes, lembrando que não há como “colher sem plantar”, portanto, existe um preço para o desenvolvimento da operação.
Apresente seus cases de sucesso
Uma maneira que sempre favorece as negociações e especialmente a abordagem de clientes está na apresentação dos cases de sucesso.
Apresentar os projetos já desenvolvidos e os resultados obtidos, guardando-se os cuidados com a ética e compromissos assumidos em termos de confidencialidade, sempre é uma excelente maneira de ganhar pontos junto ao potencial cliente.
É necessário citar informações e dados que mostram os ganhos obtidos a partir de campanhas e ações.
Mantenha a comunicação aberta
Por fim, uma dica fundamental na abordagem de clientes está em manter a comunicação aberta, ou seja, não deixar o “assunto ficar esquecido”.
No primeiro contato, faça perguntas e esteja à disposição para responder às dúvidas, demonstrando que sua agência está pronta para o desenvolvimento de ações conjuntas.
Assuma compromissos, convide o cliente para uma visita (quando for o caso), apresente possibilidades e busque por uma segunda reunião, onde detalhes poderão ser avaliados.
Como se observa, a abordagem de clientes precisa ser previamente preparada e o encontro (físico ou virtual) deve conduzir a conversa para uma continuidade na negociação.
Agora que você sabe mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta os 3 erros que prejudicam o lucro da agência!