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Apresentar os resultados de marketing periodicamente para os seus clientes é um fator essencial para demonstrar o compromisso da agência com uma entrega transparente e para o fortalecimento do relacionamento com a empresa que você atende.

Praticamente, os relatórios são ferramentas essenciais para os gestores, pois fornecem informações mais aprofundadas sobre os setores de uma empresa, sendo de extrema valia para tomadas de decisões, planejamentos e, claro, análise de desempenho.

E precisamos convir que a área de marketing de uma empresa está entre a que mais gera dados para as tomadas de decisões e planejamentos a curto, médio e longo prazo.

Logo, apresentar os resultados de marketing para o seu cliente permite que ele tenha uma visão clara sobre o desempenho das estratégias implementadas, o sucesso alcançado e quais as necessidades de ajustes e melhorias. 

Também demonstra compromisso por parte da agência com a transparência, além de fortalecer uma relação de parceria, para que juntos o marketing e os demais setores se unam visando atingir metas comuns de sucesso para a empresa.

Para obter dicas importantes a esse respeito, vale a pena continuar a leitura e conferir detalhes que não podem ser esquecidos!

Elementos essenciais de uma apresentação de resultados de marketing 

Um relatório de marketing, assim como de outros setores, deve conter elementos essenciais.

Quando uma empresa contrata uma agência de marketing é óbvio que a gestão resolveu investir na área visando lucratividade. 

Logo, um elemento essencial no relatório de marketing é comprovar para o seu cliente o retorno sobre o investimento (ROI).

Outros elementos essenciais que devem constar são informações sobre:

  • os resultados gerais durante o período trabalhado,
  • resultado por produto/serviço,
  • os segmentados,
  • taxas de conversão,
  • ações que deram melhores resultados,
  • alinhamento para os próximos passos a serem tomados.

É importante que, ao elaborar o relatório de marketing, seja utilizada uma comunicação acessível, possibilitando o entendimento a todos que terão acesso às informações.

Dicas para uma ótima apresentação de resultados de marketing

Tão importante quanto inserir os elementos essenciais na hora de elaborar o relatório de marketing é também se preparar para apresentá-lo ao seu cliente. 

Neil Patel, considerado o maior guru do marketing digital, compara a apresentação de um relatório a contar uma história, e ela precisa ter começo, meio e fim. 

Confira, então, algumas dicas para uma apresentação tranquila e esclarecedora:

Esteja ciente das expectativas do cliente

O primeiro passo para uma boa apresentação dos resultados de marketing é saber exatamente quais são as expectativas do cliente.

Portanto, é imprescindível que esses objetivos estejam claros, uma vez que ele é a base de toda a apresentação, afinal, o resultado nada mais é do que uma comparação do que foi conquistado com aquilo que estava previsto.

Invista em explicações visuais e detalhadas

Aqui, o intuito é usar de um artifício visual incrível e muito útil para melhor exibir dados e informações.

Dessa maneira, é possível apresentar todo tipo de resultado de forma mais contextualizada e digerível.

Apresentar os resultados em gráficos pode ajudar a visualizar melhor os dados e facilitar a compreensão do conselho.

Para se ter ideia, de acordo com um artigo publicado pela multinacional da área de comunicação, Thomson Reuters, 90% das informações que percebemos no dia a dia são imagens, o que torna a compreensão mais fácil e cerca de 40% das pessoas respondem melhor a conteúdos visuais.

Tenha domínio do conteúdo para tirar todas as dúvidas do cliente

O ponto-chave para o sucesso na apresentação dos resultados de marketing é estar preparado para responder às dúvidas e os questionamentos.

Portanto, é fundamental que todo o conteúdo seja conhecido antecipadamente e que questões que possam gerar polêmicas sejam antecipadamente avaliadas, quando esclarecimentos deverão ser prestados sobre o tema.

Como se observa, é perfeitamente possível ter sucesso nessa ação, basta estar bem preparado para isso.
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