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Em um cenário no qual as pessoas buscam conexões cada vez mais verdadeiras com as marcas que consomem, o brand storytelling é uma estratégia central.

O conceito é baseado em dois elementos principais: a identidade da marca e a capacidade de criar e contar narrativas.

Por meio de conteúdos que unem esses dois aspectos, a estratégia busca criar uma conexão emocional mais verdadeira entre público e empresa, abrindo espaço para uma relação que gera excelentes resultados.

Quer saber mais sobre o brand storytelling? Continue a leitura e saiba como colocá-lo em prática!

Por que usar o brand storytelling?

Há milhares de anos, os seres humanos vêm contando histórias e engajando outras pessoas a partir da criação de narrativas.

Esse é um traço característico da nossa espécie, que não deve ser subestimado na hora de montar a estratégia perfeita para destacar uma empresa entre a concorrência.

Um bom storytelling pode fazer toda a diferença pelo engajamento com um conteúdo e até pela promoção de um produto, mas os benefícios também aparecem quando usamos o recurso para construir a identidade de uma marca.

Assim, o brand storytelling é capaz de apresentar a identidade de uma empresa de forma mais humana e autêntica, o que faz com que as pessoas se conectem com a sua história e enxerguem um diferencial competitivo importante no seu posicionamento.

Por isso, vale a pena investir nessa estratégia na hora de criar conteúdos institucionais, seja para a página “quem somos” no site do negócio ou mesmo em postagens nas redes sociais, que falem sobre a marca de forma mais convidativa.

Descubra os 3 passos para criar o brand storytelling perfeito

Agora você já sabe por que aplicar o brand storytelling, mas também é importante saber como colocá-lo em prática, criando a narrativa perfeita para apresentar a empresa ao seu público-alvo. Confira 3 passos essenciais:

História e identidade

Tudo começa com a história da marca, sendo importante explorar como o seu percurso no mercado deu origem à sua identidade atual.

Para isso, é preciso conhecer os primeiros passos do negócio, os personagens que fazem parte dessa narrativa, de que maneira contribuíram para o crescimento empresarial e em que ponto da história estamos atualmente.

Esse é um panorama geral bastante importante e conhecer a identidade da organização, seus valores, propósitos e missão, faz toda a diferença para a comunicação criada com o público.

Desafios encontrados 

Toda boa história conta com alguns obstáculos. É a partir das dificuldades, que os protagonistas podem mostrar o seu avanço, superando diferentes percalços ao longo do seu caminho.

Por isso, vale a pena pontuar quais foram esses desafios e de que maneiras foram enfrentados, mencionando também eventuais falhas da marca.

Mostrar quais foram seus erros e de que maneira foram reparados é uma forma de criar um conteúdo humanizado, que gera identificação e empatia por parte do público.

Caminho de aprendizado 

O brand storytelling busca construir uma narrativa a partir da história da marca, tornando-a mais atrativa e significativa para o seu público, mas é preciso lembrar que esse percurso não está encerrado.

Afinal, essa é uma história que segue em constante evolução.

Nesse sentido, é importante aplicar uma autoanálise que enfatize os aprendizados obtidos ao longo do caminho, demonstrando que a marca se mantém em constante desenvolvimento, apontando também para um futuro de ainda mais sucesso.

Agora que você já conhece a fundo essa estratégia, continue por aqui e saiba mais sobre a relação do pós-venda para o marketing!