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A tecnologia colabora de maneira efetiva nos processos que fazem parte do dia a dia das equipes de marketing.

Não há como alcançar sucesso em uma agência sem um bom planejamento, onde o uso de ferramentas colabora com as diversas tarefas e setores da operação.

De acordo com o relatório Marketing Trends 2024, desenvolvido em parceria pela Zoho e Conversion, 98,7% dos profissionais desse segmento no Brasil afirmam que incorporam as tecnologias disponíveis no desenvolvimento de suas tarefas.

Esses aplicativos, além de acelerar os processos, colaboram para a melhora da qualidade e facilitam a vida dos profissionais envolvidos.

Nesse post apresentamos detalhes a respeito da otimização dos trabalhos envolvendo as diversas equipes de marketing de uma agência. Continue a leitura e confira!

Ferramentas para otimizar a performance das suas equipes de marketing

As ferramentas tecnológicas podem ser divididas nas diversas categorias e setores nas quais as equipes de marketing fazem parte, como, por exemplo:

Automação

A automação dos processos envolvendo as equipes de marketing consiste em diminuir as atividades manuais e repetitivas.

A partir da adoção de ferramentas adequadas, pode-se segmentar audiências, criar land pages, nutrir e rastrear leads, onde algumas ferramentas devem ser avaliadas por sua agência, como, por exemplo:

  • Pardot,
  • HubSpot,
  • ActiveCampaign,
  • RD Station,
  • Marketo.

Colaboração e comunicação

A comunicação é essencial para que os objetivos sejam atingidos, portanto, existem ferramentas que facilitam esse processo, sem que seja preciso a troca de e-mails.

Algumas delas contribuem com a organização e estruturação dos fluxos de trabalho possibilitando o espírito de colaboração entre os diversos membros das equipes de marketing. Algumas das ferramentas que merecem a sua avaliação, são as seguintes:

  • Slack,
  • Asana,
  • Microsoft Teams,
  • eKyte,
  • Zoom,
  • Clickup,
  • Google Workspace.

Análise de dados

Com relação a análise de dados, existem ferramentas que permitem uma visualização a respeito do comportamento do usuário, além dos resultados obtidos a partir de campanhas pagas e orgânicas, contagens de conversões e uma visão geral a esse respeito.

A tecnologia mais uma vez, colabora com as ações a serem tomadas a esse respeito, 

quando pode-se contar com soluções disponíveis no mercado, tais como:

  • Adobe Analytics,
  • Microsoft Power BI,
  • Looker,
  • eKyte,
  • IBM Watson Analytics,
  • Google Analytics,
  • Tableau,

Gestão de conteúdo

Chegamos a um assunto fundamental para o sucesso de qualquer agência de marketing.

Trata-se da gestão de conteúdo, um assunto que precisa ser priorizado e que é fundamental para o sucesso de qualquer campanha ou na aproximação do seu público-alvo.

Para isso, é importante uma avaliação sobre as seguintes soluções disponíveis no mercado:

  • Magento,
  • Contentful,
  • WordPress,
  • Joomla.

SEO

Por fim, chegamos nas ferramentas de SEO, uma técnica indispensável para que se possa alcançar êxito nas publicações realizadas.

A obtenção de resultados ocorre a partir da adoção das seguintes ferramentas que precisam estar a disposição das equipes de marketing:

  • Google Keyword Planner,
  • Ahrefs,
  • Ubersuggest,
  • SEMrush,
  • Raven Tools,
  • Moz Pro.

Como se observa, é perfeitamente possível acelerar as atividades das equipes de marketing, bastando para isso encontrar as soluções adequadas à realidade da sua agência.

O mercado oferece soluções gratuitas e aquelas que a partir de um pagamento mensal permitem grandes resultados para a sua organização.

Portanto, agora que você já sabe o que fazer para acelerar as tarefas do dia a dia das operações, leia também nosso post que apresenta detalhes de como montar a equipe de marketing ideal para sua agência? Acesse o post e confira!