Skip to main content

O dinamismo que surgiu com o advento da internet e a evolução da humanidade fez com que o conteúdo digital assumisse papel central em várias estratégias.

Com isso, algumas dinâmicas na produção e consumo de materiais na internet alteraram-se, para que os leitores recebessem esses conteúdos de maneira mais prática e ideal. 

A escaneabildade é um desses pontos a serem considerados.

Organizar seu texto utilizando algumas técnicas auxilia o leitor a encontrar as informações com mais facilidade. A exemplo, considere aplicar nos seus conteúdos os determinados pontos:

  • listas,
  • palavras em negrito e itálico,
  • formatação adequada.

Isso fará com que, não necessariamente durante a leitura, o leitor consiga bater o olho e encontrar o que procura. 

Essa prática irá ajudar ainda na melhor recepção do conteúdo digital, em especial quando consideramos algumas estratégias de marketing de conteúdo.

Então, resumindo, esse processo é a aplicação de alguns pontos que facilitam não só a leitura, mas a procura de informações no conteúdo digital. 

Essa facilidade fará com que o material cumpra sua função de maneira muito mais eficaz, principalmente se aplicar escaneablidade com o SEO e outras ferramentas.

Agora, vamos entender como produzir materiais de qualidade, fáceis de serem lidos e considerando algumas aplicações práticas dessa técnica. Continue a leitura.

Como criar conteúdo digital fácil de ser lido?

Em um primeiro momento, todo conteúdo online está inserido numa dinâmica veloz devido à era digital que vivemos, onde a todo instante os leitores recebem informações de todos os lados possíveis, seja por e-mail, redes sociais e afins. 

Por isso, criar um conteúdo digital que seja facilmente lido colocará sua empresa em uma posição de prestígio, já que os consumidores esperam facilidade nas aplicações, isso inclui o consumo de informações na internet. 

Acima, entendemos o que é escaneabilidade e como isso ajuda num melhor entendimento e recepção do texto. 

Agora, vamos mostrar como aplicar essa técnica considerando alguns pontos específicos:

Parágrafos pequenos

A utilização de parágrafos pequenos facilita a leitura, com isso todas as informações serão passadas de uma maneira rápida. 

Mas não ignore a qualidade desses no texto, a ideia é que eles sejam pequenos e não esvaziados de informação.

A princípio, todo material escrito será dividido por parágrafos, principalmente considerando o quão maçante seria ler um único bloco de texto. 

Então, considere utilizar de três a cinco linhas em seus parágrafos, e frases curtas e simples de serem lidas.

Uso de subtítulos

Uma boa produção deve utilizar subtítulos de qualidade, facilitando que numa primeira leitura, ou olhada, o leitor consiga entender a divisão do conteúdo digital e seus tópicos.

Isso, além de facilitar a vida de quem está buscando a informação, fará com que seu material tenha mais dinamismo e, consequentemente, irá auxiliar quem está lendo, caso a pessoa precise voltar ou procurar algo em específico.

Isso é ainda mais importante em conteúdos maiores, como artigos pilares ou ebooks. Se possível, numere os tópicos que irá abordar e crie links para cada um deles já no começo do seu material.

Linguagem simples e prática

Não complique seu conteúdo digital! 

As pessoas, como percebemos durante esse texto, estão em busca de informações rápidas e de qualidade. 

Então, evite escrever produções complexas e cheias de voltas para explicar determinado ponto. 

Use uma linguagem quotidiana, o que não significa ignorar as normas de escrita, e tente ser prático, dando as informações de forma sucinta, mas com qualidade. 

Fuja de rebuscamentos. Produza o conteúdo que seu público vai conseguir ler e entender com facilidade.

Legal como essa prática pode facilitar e alavancar seu conteúdo digital, não é mesmo?! Então, continue por aqui e veja outros 5 conteúdos que podem auxiliar sua estratégia de marketing digital.