Utilizar o funil pirata pode ser uma boa estratégia para melhorar os seus resultados e impulsionar o crescimento da sua agência.
O nome original desse tipo de estratégia era a sigla formada pelas suas etapas: Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita, ou seja, “AARRR”, igual ao som que os piratas fazem.
A brincadeira com o nome acabou pegando e também ajudou a popularizar essa ferramenta que pode ser muito útil na estruturação dos seus processos e no mapeamento das ações que buscam conduzir a jornada do consumidor.
Que tal conhecer melhor o funil pirata e cada uma das etapas desse método? Continue a leitura!
Explore as fases do funil pirata e seus benefícios
A jornada do consumidor é formada por vários estágios e, para conduzir o público através deles, é preciso contar com ações bem estruturadas.
Por esse motivo, os funis de venda se tornaram ferramentas tão populares, ajudando a criar fluxos mais organizados e eficientes, que contribuem com o aumento das conversões e a melhoria dos resultados.
É aí que entra o funil pirata, estruturado por meio de etapas que buscam conduzir o consumidor ao longo da sua jornada, garantindo que ele adquira soluções, mas também que ele crie um relacionamento com a marca ou com a sua agência.
Por isso, vale a pena conhecer esse framework e entender como ele está estruturado. Confira as etapas do funil:
Aquisição
Tudo começa com a aquisição, ou seja, aquele momento em que você localiza a persona e faz com que ela se transforme em um lead.
A ideia central desse estágio é utilizar recursos como o marketing digital para atrair a atenção das pessoas e “adquirir” novos clientes.
Por isso, nessa etapa, algumas ações importantes são o desenvolvimento de campanhas de marketing e o acompanhamento de métricas.
Ativação
Agora é hora de ativar os seus leads e transformá-los em clientes. Nesse sentido, essa é a etapa destinada à conversão.
Um dos elementos centrais para o sucesso desse estágio é conhecer o seu público-alvo e entender o que ele procura, para que você possa agir de forma certeira e garantir que cada lead seja convertido.
Vale a pena acompanhar a taxa de conversão para entender se essa etapa do funil pirata está sendo bem-sucedida.
Retenção
Você já converteu o lead, mas o processo não acaba aí.
É importante lembrar que o custo de retenção de um cliente é muito menor do que o custo de aquisição, o que significa que, além de buscar converter os seus leads, também é preciso reter a clientela que você já tem.
Por isso, é preciso investir em ações que ajudem a manter as pessoas por perto, interessadas nas suas soluções e na relação que foi estabelecida.
Referência
Atualmente, um dos fatores de maior influência sobre as ações dos consumidores são as referências que eles possuem sobre um determinado negócio.
Assim, a recomendação dos seus serviços ou produtos tem grande importância para que você possa alcançar novos clientes com a ajuda dos que você já tem.
Receita
Por fim, o funil pirata é encerrado na etapa de receita. Esse é o momento de avaliar qual a lucratividade obtida com cada cliente e como você pode aumentá-la.
Assim, ao seguir essas etapas e desenvolver ações mais estruturadas, você obtém resultados melhores e desenvolve um plano preciso para garantir o crescimento da sua agência.
Para saber mais sobre esse assunto, continue por aqui e confira 5 dicas para vender o conteúdo digital da sua agência!