Você pode não saber ainda, mas o Jobs to Be Done pode ser um elemento crucial nas suas campanhas de marketing digital.
O conceito não é recente, mas tem tudo a ver com as necessidades atuais de diversas marcas, que precisam elaborar produtos e serviços alinhados às demandas do seu público.
Além disso, ao oferecer uma nova perspectiva em relação a essa tarefa, essa metodologia também proporciona um novo olhar sobre o papel do marketing na promoção desses produtos.
Para entender por que a aplicação desse conceito pode ser tão vantajosa, continue a leitura e conheça o Jobs to Be Done!
O que é o Jobs to Be Done?
O Jobs to Be Done é uma espécie de nova perspectiva em relação aos produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas, o que impacta também a forma como são oferecidos ao público.
A expressão pode ser traduzida como “trabalhos a serem feitos”, o que resume de forma bastante eficiente a visão trazida pelo conceito.
Trata-se de encarar produtos e serviços a partir do papel que eles ocupam na vida das pessoas, ou seja, das situações que eles devem resolver na vida do cliente.
Dessa forma, o foco da aquisição não está no produto em si, mas na sua utilidade e função para a pessoa que o adquiriu.
Essa é uma mudança bastante importante na forma como as empresas entendem suas soluções e gera reflexos sobre a forma como elas são oferecidas ao seu público-alvo, dando origem a conteúdos mais humanizados e estratégicos.
Como o Jobs to Be Done surgiu?
As primeiras aparições do conceito de Jobs to Be Done aconteceram nos trabalhos de Clayton Christensen, professor de Administração na Harvard Business School, que é conhecido pelos seus estudos em inovação.
O autor buscava discutir o motivo pelo qual muitos produtos desenvolvidos com grandes investimentos não obtinham sucesso no mercado.
Assim, sua conclusão foi de que, mesmo com excelentes investimentos na elaboração do produto e na sua divulgação, não era possível obter um bom desempenho sem assumir o ponto de vista do cliente.
Nesse sentido, caberia às empresas elaborar suas soluções e a sua divulgação a partir dos olhos do seu público, buscando compreender de que forma os produtos e serviços teriam utilidade nas suas vidas.
Entenda como usá-lo para uma abordagem de marketing mais eficiente
Depois de conhecer o conceito de Jobs to Be Done, é hora de entender como ele pode ser aplicado na sua estratégia de marketing.
Em primeiro lugar, essa perspectiva demanda um conhecimento aprofundado do público-alvo de uma marca, buscando compreender quais são suas dores e principais necessidades.
Isso costuma envolver também a criação de personas, que ajudam a estruturar a estratégia de forma mais direcionada.
Quando aplicamos o conceito, estamos pensando na maneira como as soluções de uma empresa se encaixam na vida do cliente, que papel ocupam no seu dia a dia e também como devem ser ofertadas.
Assim, a ideia é que a divulgação de um produto ou serviços esteja sempre ligada à sua função na vida do cliente, e não só às suas qualidades em relação à concorrência, por exemplo.
Para isso, é preciso ser capaz de se colocar no lugar do público, buscando entender de que maneira ele será mais impactado pelo conteúdo.
Agora que você já sabe tudo sobre esse conceito, continue aprimorando as suas estratégias de marketing com a ajuda do nosso conteúdo sobre como identificar assuntos relevantes para o blog dos seus clientes!