O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma métrica essencial para qualquer tipo de negócio, mas ainda mais para quem trabalha com marketing e vendas.
É ela que mede o quanto a sua empresa gasta para conquistar cada novo cliente, considerando todos os investimentos, como campanhas publicitárias e salários do seu time.
Isso quer dizer que traçar estratégias para reduzir o CAC é a melhor forma de aumentar o lucro sem comprometer os seus recursos.
Continue lendo para saber mais e confira as melhores práticas para diminuir o CAC da sua agência de marketing.
O papel do custo de aquisição de clientes na tomada de decisões
Saber exatamente qual é o custo de aquisição de clientes vai além de números. Essa prática influencia diretamente as decisões da sua agência, garantindo que as estratégias traçadas façam sentido para o momento atual.
Se o seu CAC estiver muito alto, por exemplo, é um sinal de alerta: algo nas campanhas, no processo de vendas ou na segmentação do seu público não está correto.
Por outro lado, quando essa métrica está controlada, você tem mais segurança para atuar e sabe que seus esforços estão trazendo bons resultados.
Vale ressaltar que, para calcular o custo de aquisição de clientes, você precisa considerar todos os gastos relacionados e dividir o valor total pela quantidade de novos clientes.
É muito importante que na hora de fazer esse cálculo, você realmente considere todas as despesas e não apenas as maiores. Isso garantirá uma visão real da sua empresa.
Outra dica é cruzar essa métrica com o lifetime value, que indica o quanto um cliente gasta ao longo do tempo. Quanto maior for o equilíbrio entre CAC e LTV, mais saudável estará o seu negócio.
Estratégias eficientes para reduzir o CAC
Confira as melhores práticas para reduzir o custo de aquisição de clientes da sua agência de marketing.
Diversifique canais
Ao invés de investir toda sua verba em apenas um canal de aquisição, diversifique sua estratégia.
Não deixe o marketing da sua própria agência de lado e invista pesado em redes sociais, criação de conteúdo, e-mails marketing e, quem sabe, até mesmo parcerias com outras marcas.
Sabemos que no meio de tantas entregas e responsabilidades com os clientes é difícil focar em estratégias próprias, mas isso é necessário para garantir que sua agência permaneça relevante e forte no mercado.
E, ao diversificar onde sua marca está, você atinge diferentes públicos e reduz o impacto de possíveis oscilações em um canal.
Utilize a regra 80/20
Também conhecida como o Princípio de Pareto, essa estratégia pode auxiliar sua agência a reduzir o custo de aquisição de clientes.
Ela mostra que 80% dos seus resultados vêm de 20% dos seus esforços. Em outras palavras, você precisa identificar exatamente quais são as ações que mais trazem retorno e focar nelas.
No entanto, cuidado! Isso não quer dizer que sua marca precisa apostar tudo que tem um canal! A ideia é entender o que funciona para eliminar os investimentos que não geram conversões com frequência.
Invista no tráfego orgânico
Você com certeza já deu essa mesma dica para o seu cliente!
O tráfego orgânico é uma ótima alternativa para atrair clientes de forma consistente e econômica. Para isso, você deve criar conteúdos que realmente sejam relevantes para o seu público, podendo ser um post nas redes sociais, um blog, um e-book ou até mesmo um webinar.
Controlar, analisar constantemente e buscar estratégias para diminuir o custo de aquisição de clientes é indispensável para toda a agência de marketing.
Curtiu esse conteúdo? Então, continue no nosso blog e leia 5 dicas para aumentar a retenção de clientes na sua agência.