Cobrar clientes não é uma tarefa muito fácil ou agradável, mas existem casos em que é necessário encarar o desafio.
A questão é que as pessoas não gostam de ser cobradas, por isso pode ser difícil realizar esse contato de uma maneira que seja tanto respeitosa quanto firme.
Por isso, vale a pena se preparar para essa tarefa, adotando a melhor abordagem para garantir que o pagamento seja feito, mas sem que você perca a relação com o cliente no processo.
Para ajudar nesse percurso, preparamos esse conteúdo com dicas de como a sua agência pode cobrar clientes de forma mais eficaz. Continue a leitura!
Descubra as maneiras mais eficazes de cobrar clientes
Será que é preciso ser firme e incisivo? Ou é melhor adotar uma postura mais descontraída? Afinal, como cobrar clientes de forma eficiente, sem prejudicar a relação com eles?
Para responder a essas perguntas, é só conferir nossas dicas de como realizar essa tarefa:
Invista tempo para conhecer seus clientes
Primeiramente, é essencial conhecer bem a sua clientela e identificar quais estratégias podem funcionar melhor para se comunicar com ela.
Alguns perfis podem lidar melhor com um tom respeitoso, mas formal, enquanto outros preferem uma interação informal e descontraída.
O mesmo vale para outros aspectos que veremos adiante, como escolha de canal e do tom da comunicação. Por isso, vale a pena investir um tempo na análise dos seus clientes, para conhecê-los melhor e agir de acordo com o seu perfil.
Identifique o melhor canal de comunicação
Para a questão do canal de comunicação, não existe uma resposta certa ou errada: tudo depende das características do seu cliente e também da comunicação praticada pela sua agência.
Em alguns casos, o e-mail pode funcionar melhor por ser um meio mais formal e tradicional. Já em outros, o WhatsApp pode ser um bom caminho para fazer uma abordagem mais amigável.
Para tomar a decisão certa, o mais importante é pensar nas preferências do cliente e na eficiência da comunicação.
Defina uma régua de cobrança
Uma das situações mais difíceis na hora de cobrar clientes é ter que realizar esse contato mais de uma vez, seja pela falta de retorno ou porque o pagamento ainda não foi realizado.
Assim, vale a pena estabelecer uma régua de cobrança, ou seja, algumas etapas a serem cumpridas durante o processo.
Você pode estabelecer, por exemplo, que no dia anterior ao vencimento o contato será via e-mail; já no dia do vencimento em si, será via WhatsApp; por fim, após o prazo, será diretamente por telefone.
Aqui, cabe avaliar quais opções são mais vantajosas no contexto da sua agência.
Mantenha os cadastros sempre atualizados
Garantir a atualização dos dados do seu cliente é essencial para realizar a cobrança de forma eficiente.
Muitas vezes, a falta de pagamento é causada por conta de informações incorretas, como um e-mail antigo ou um número de telefone que foi desativado.
Por isso, lembre-se de garantir a atualização do cadastro para não passar por esse tipo de situação e cobrar clientes somente quando necessário.
Escolha melhor abordagem e tom para a conversa
Quando falamos nesse tipo de cobrança, estamos diante da necessidade de exigir o cumprimento do contrato estabelecido entre a agência e o cliente.
Entretanto, é preciso ter em mente que essa é uma conversa delicada e, assim, vale a pena tomar alguns cuidados para se comunicar de forma firme, mas sempre com respeito e tranquilidade.
Agora que você já tem as dicas certas em mãos para cumprir essa tarefa de forma eficiente, continue por aqui e conheça 3 erros que prejudicam o lucro da agência!