O SEO semântico colabora de maneira efetiva para que os usuários da internet encontrem aquilo que estão buscando.
De acordo com o Portal Significados, semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das:
- palavras,
- frases,
- textos.
Isso envolve o reconhecimento do sentido na qual alguém deseja expressar algum conteúdo.
Como exemplo: “… as estrelas do cinema brilharam na entrega da premiação.”
Nesse caso, as estrelas não são os astros que se encontram no céu e o brilho não é o reflexo de uma luz.
O SEO semântico foi desenvolvido exatamente para trabalhar o sentido, portanto, vai além do significado comum das palavras. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Entenda o SEO semântico
O SEO semântico envolve o uso de tecnologia e algoritmos mais sofisticados que possibilitam aos sites de busca uma interpretação do que exatamente o usuário está buscando.
Isso significa que essa tecnologia vai além das tradicionais palavras-chave, uma vez que é avaliado o contexto da busca.
Aproveitando o exemplo já citado, a ferramenta de busca consegue identificar que em uma pesquisa envolvendo “estrelas do cinema”, o usuário deseja acessar dados a respeito de artistas que atuam na sétima arte.
Diferenciais do SEO semântico
O tradicional SEO, como vimos, trabalhava única e exclusivamente voltado a captura de conteúdos que estivessem em total acordo com a palavra-chave, ou seja, não existia uma análise por parte da tecnologia com relação ao sentido do que foi digitado.
O SEO semântico, por sua vez, atende a esse quesito, oferecendo recursos que permitem:
Entendimento mais profundo da intenção do usuário
De uma maneira resumida, o Google, em um processo de busca, inicia a validação das páginas a partir da palavra-chave.
No entanto, antes de apresentá-la ao usuário, a ferramenta conhecida como Googlebot estará também avaliando outros aspectos da publicação, como, por exemplo:
- tags,
- elementos <title>,
- atributos alt,
- imagens,
- vídeos, etc.
A partir dessa análise, a ferramenta consegue identificar se a página está em acordo com o que o usuário deseja pesquisar, conseguindo interpretar a sua busca, como, por exemplo:
“estrelas que fazem sucesso”
O SEO semântico consegue nesse caso compreender que a “estrela” procurada pelo usuário não é aquela do céu, pois a frase digitada está relacionada a palavra “sucesso”, portanto, trata-se de pessoas.
Aumento na experiência do usuário
Essa possibilidade colabora para um aumento na satisfação do usuário, já que se em uma pesquisa palavras tenham sido digitadas de maneira equivocada, o sistema de busca consegue interpretar o erro e corrigi-la.
Isso não garante uma infalibilidade por parte da ferramenta, no entanto, melhora significativamente a qualidade dos conteúdos apresentados em uma pesquisa.
Uso de dados estruturados
Resumidamente, o SEO semântico envolve o uso de dados estruturados, ou seja, a ferramenta de busca consegue realizar uma análise textual reconhecendo variações, como: acentuação, plural, etc.
Além disso, realiza também uma análise mais complexa. A ferramenta consegue, a partir de poucas informações, localizar o que o usuário deseja, como, por exemplo:
“atriz brasileira concorrente ao Oscar”
Nesse caso, a tecnologia adotada pela ferramenta de busca estará associando as palavras: atriz, brasileira e Oscar.
A partir do SEO semântico, é possível reconhecer duas brasileiras que possuem relação a premiação do Oscar:
- Fernanda Montenegro,
- Fernanda Torres.
Para quem desenvolve, é fundamental trabalhar variações de palavras-chave, bem como construir as páginas em Schema Markup, ou seja, apresentar dados estruturados que ajudem o mecanismo de busca a interpretar o seu conteúdo.
Para isso, podem ser utilizadas ferramentas como:
- Structure Data Markup – Google,
- Yoast SEO – plugin do WordPress.
Como se observa, é preciso atenção na geração de conteúdos, facilitando ao máximo para que as ferramentas de busca possam localizar as páginas da sua agência e clientes.
Agora que você conhece mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta o retargeting: conquistando engajados não-clientes!