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O SEO semântico colabora de maneira efetiva para que os usuários da internet encontrem aquilo que estão buscando.

De acordo com o Portal Significados, semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das:

  • palavras,
  • frases,
  • textos.

Isso envolve o reconhecimento do sentido na qual alguém deseja expressar algum conteúdo.

Como exemplo: “… as estrelas do cinema brilharam na entrega da premiação.

Nesse caso, as estrelas não são os astros que se encontram no céu e o brilho não é o reflexo de uma luz.

O SEO semântico foi desenvolvido exatamente para trabalhar o sentido, portanto, vai além do significado comum das palavras. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!

Entenda o SEO semântico

O SEO semântico envolve o uso de tecnologia e algoritmos mais sofisticados que possibilitam aos sites de busca uma interpretação do que exatamente o usuário está buscando.

Isso significa que essa tecnologia vai além das tradicionais palavras-chave, uma vez que é avaliado o contexto da busca.

Aproveitando o exemplo já citado, a ferramenta de busca consegue identificar que em uma pesquisa envolvendo “estrelas do cinema”, o usuário deseja acessar dados a respeito de artistas que atuam na sétima arte.

Diferenciais do SEO semântico

O tradicional SEO, como vimos, trabalhava única e exclusivamente voltado a captura de conteúdos que estivessem em total acordo com a palavra-chave, ou seja, não existia uma análise por parte da tecnologia com relação ao sentido do que foi digitado.

O SEO semântico, por sua vez, atende a esse quesito, oferecendo recursos que permitem:

Entendimento mais profundo da intenção do usuário

De uma maneira resumida, o Google, em um processo de busca, inicia a validação das páginas a partir da palavra-chave.

No entanto, antes de apresentá-la ao usuário, a ferramenta conhecida como Googlebot estará também avaliando outros aspectos da publicação, como, por exemplo:

  • tags,
  • elementos <title>,
  • atributos alt,
  • imagens,
  • vídeos, etc.

A partir dessa análise, a ferramenta consegue identificar se a página está em acordo com o que o usuário deseja pesquisar, conseguindo interpretar a sua busca, como, por exemplo:

“estrelas que fazem sucesso”

O SEO semântico consegue nesse caso compreender que a “estrela” procurada pelo usuário não é aquela do céu, pois a frase digitada está relacionada a palavra “sucesso”, portanto, trata-se de pessoas.

Aumento na experiência do usuário

Essa possibilidade colabora para um aumento na satisfação do usuário, já que se em uma pesquisa palavras tenham sido digitadas de maneira equivocada, o sistema de busca consegue interpretar o erro e corrigi-la.

Isso não garante uma infalibilidade por parte da ferramenta, no entanto, melhora significativamente a qualidade dos conteúdos apresentados em uma pesquisa.

Uso de dados estruturados

Resumidamente, o SEO semântico envolve o uso de dados estruturados, ou seja, a ferramenta de busca consegue realizar uma análise textual reconhecendo variações, como: acentuação, plural, etc.

Além disso, realiza também uma análise mais complexa. A ferramenta consegue, a partir de poucas informações, localizar o que o usuário deseja, como, por exemplo:

“atriz brasileira concorrente ao Oscar”

Nesse caso, a tecnologia adotada pela ferramenta de busca estará associando as palavras: atriz, brasileira e Oscar.

A partir do SEO semântico, é possível reconhecer duas brasileiras que possuem relação a premiação do Oscar:

  • Fernanda Montenegro,
  • Fernanda Torres.

Para quem desenvolve, é fundamental trabalhar variações de palavras-chave, bem como construir as páginas em Schema Markup, ou seja, apresentar dados estruturados que ajudem o mecanismo de busca a interpretar o seu conteúdo.

Para isso, podem ser utilizadas ferramentas como:

  • Structure Data Markup – Google,
  • Yoast SEO – plugin do WordPress.

Como se observa, é preciso atenção na geração de conteúdos, facilitando ao máximo para que as ferramentas de busca possam localizar as páginas da sua agência e clientes.

Agora que você conhece mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta o retargeting: conquistando engajados não-clientes!