Para quem produz conteúdos para a internet, o E-E-A-T é um pilar fundamental para garantir uma criação relevante e de qualidade.
Essa sigla representa um conjunto de critérios adotados pelo Google para avaliar as páginas da web na hora de oferecê-las como resultados para a pesquisa de um usuário.
Nesse sentido, seguir as diretrizes do motor de busca é a melhor maneira de conseguir um bom ranqueamento, alcançando as posições mais privilegiadas da página de resultados do Google.
É por isso que, neste conteúdo, explicamos o que significa a sigla E-E-A-T e como ela pode ser aplicada à sua produção de conteúdo. Vem ver!
Desvendando a sigla E-E-A-T e seus impactos no SEO
Antes de mais nada, é preciso conhecer cada um dos critérios que faz parte dessa sigla:
- Experience (Experiência): conhecimento teórico e prático do autor sobre o tema abordado, sendo valorizados os conteúdos escritos a partir de uma experiência direta com o assunto do texto,
- Expertise (Especialização): formação do autor, relacionada ao tema sobre o qual ele fala no conteúdo, considerando que especialistas são capazes de produzir com mais profundidade e precisão,
- Authoritativeness (Autoridade): posicionamento do autor no campo em que o tema se insere, avaliando se há credenciais ou publicações que trazem mais reconhecimento à sua posição enquanto autoridade do seu meio,
- Trustworthiness (Confiabilidade): nível de confiança que os leitores podem depositar no conteúdo, o qual é assegurado por fontes confiáveis, transparência dos dados apresentados e honestidade na apresentação dos fatos.
Assim, esses são alguns critérios avaliados na hora de determinar a posição de uma página entre os resultados de uma pesquisa, o que impacta diretamente as práticas de Search Engine Optimization (SEO).
Melhores práticas de E-E-A-T para diferentes estratégias
Mas, afinal, como colocar isso em prática e seguir esses critérios de forma efetiva?
Para cada tipo de conteúdo, será preciso implementar diferentes ações, considerando as especificidades de cada contexto:
YMYL
Outra sigla utilizada pelo Google é a de Your Money, Your Life (YMYL), aplicada aos contextos em que um conteúdo é capaz de afetar a saúde física, mental ou financeira do usuário.
Nesses casos, por tratarem de temas delicados, os critérios do E-E-A-T são ainda mais relevantes, com destaque especial para a confiabilidade. Assim, ao produzir esse tipo de conteúdo, é preciso redobrar os cuidados.
Site
No caso do seu site, existem diferentes ações que podem ajudar a colocar em prática os critérios do Google.
Para promover a confiança, você pode deixar mais clara a sua Política de Privacidade de Dados, tranquilizando o usuário.
Também é possível reforçar a sua autoridade, especialmente por meio de compartilhamentos em outros canais e de referências às suas páginas em outros sites.
Marketing digital
Por fim, é importante lembrar do E-E-A-T ao colocar em prática as suas ações de marketing digital.
Um exemplo simples, mas muito eficiente, é contar com uma seção “Quem somos” no site, apresentando soluções, propósitos e até mesmo os membros da equipe, de forma a melhorar a confiabilidade dos conteúdos.
Além disso, mesmo ações simples, como o uso de palavras-chave, merecem atenção, tanto para que o termo usado seja relevante para o leitor quanto para ele não ser utilizado em excesso.
Seguir esses critérios em cada ação pode ser uma tarefa difícil e é por isso que a melhor maneira de cumprir essa missão é contar com quem entende do assunto.
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