Sabe aqueles projetos em que pequenos erros em diferentes etapas resultam em um grande atraso nas entregas? Eles estão sendo afetados pelo efeito bola de neve.
Esse conceito é usado para explicar como as ações de uma agência precisam ser bem planejadas, para que não acumulem falhas ao longo do processo. De erro em erro, por menores que sejam, o resultado pode ser desastroso.
Por isso, neste conteúdo, explicaremos melhor esse fenômeno, quais fatores podem causá-lo e também quais são os melhores caminhos para evitar que ele aconteça na execução dos seus projetos.
Para saber mais sobre o efeito bola de neve e como se prevenir contra ele, continue a leitura!
Entenda o efeito bola de neve nos projetos
Você já deve ter ouvido a metáfora da bola de neve, certo? Ela começa pequena, mas vai rolando e acumulando mais neve, até que ganha grandes proporções.
Isso é o que acontece com diversos projetos em muitas agências. Uma pequena falha em um processo impacta o próximo e assim por diante, de forma que o resultado pode ser um grande atraso nas suas entregas.
Um atraso de um dia, por exemplo, pode não parecer tão relevante. Mas se cada etapa passar por esse problema, o resultado será o acúmulo de várias falhas.
Por isso, se o efeito bola de neve está afetando os processos da sua agência, é preciso repensá-los e chegar a uma organização mais eficaz das suas atividades.
Principais fatores que levam ao efeito bola de neve
Um dos principais fatores responsáveis por gerar esse fenômeno é a falta de um bom planejamento estratégico.
Essa é a etapa na qual devem ser consideradas as suas condições reais de produção e as possibilidades de cada projeto, de forma que seja possível elaborar um cronograma realista e eficiente.
Quando não há um bom planejamento, também é comum que a agência realize uma gestão ineficiente dos seus recursos, sejam eles a tecnologia e o material utilizados ou a própria mão de obra envolvida no processo.
Não adianta exigir mais do que a sua equipe é capaz de produzir, especialmente se isso levar a uma queda na qualidade do que é produzido.
Tudo isso também pode ser potencializado por problemas na comunicação, especialmente entre diferentes equipes envolvidas nas atividades da agência.
Uma comunicação pouco clara pode levar a desentendimentos e, consequentemente, a diversos erros. Assim, o retrabalho pode se tornar algo frequente, atrapalhando o ritmo das equipes e gerando o famoso efeito bola de neve.
Estratégias para evitar o efeito bola de neve
Felizmente, depois de identificar os fatores que podem levar a esse fenômeno, fica mais fácil solucioná-lo.
Como você pôde ver, a realização de um bom planejamento estratégico e uma comunicação clara entre as equipes são elementos cruciais para o sucesso de qualquer projeto.
Além disso, é preciso avaliar as capacidades reais das suas equipes e garantir que os esforços delas sejam direcionados de forma inteligente.
Por isso, pode valer a pena investir em estratégias como a terceirização da produção de conteúdo da sua agência, de forma que os seus colaboradores possam focar em outros projetos e ações de marketing digital.
Para optar por esse caminho, é preciso contar com quem entende do assunto, colocando a produção de conteúdo da sua agência em mãos experientes e capacitadas para realizar esse trabalho.
É por isso que, para uma terceirização eficaz e comprometida dessa tarefa, você precisa contar com a Luup! Entre em contato e saiba como podemos ajudar você a evitar o efeito bola de neve nos seus projetos.