Skip to main content

O gerenciamento de projetos é essencial para as agências que queiram fidelizar, apresentar resultados que agradem aos seus clientes e conquistar espaço no concorrido mercado do marketing digital.

De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração e gestão moderna:

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

Isso significa diminuir os esforços e alcançar os melhores resultados na mesma proporção com que se possa fazer uma gestão de qualidade das tarefas a serem realizadas.

Continue a leitura e conheça 5 ferramentas que fazem toda a diferença e colaboram de maneira efetiva para o gerenciamento de projetos para as agências!

Ferramentas que vão facilitar o gerenciamento de projetos da sua agência

Facilitar o gerenciamento de projetos e monitorar as tarefas que estão sendo realizadas é uma maneira inteligente de alcançar os resultados, portanto, vale a pena conhecer essas 5 ferramentas que precisam ser conhecidas por sua agência:

Asana

A plataforma de gerenciamento de projetos Asana possui uma versão gratuita com algumas limitações e certamente é uma ferramenta que pode ajudar muito a sua agência.

Ela está focada na produção criativa e colaboração, portanto, é uma excelente opção para gerentes de projetos de marketing.

Dentre os recursos oferecidos, são destaques:

  • criação de cronogramas,
  • gerenciamento do fluxo de trabalho e dos recursos,
  • uso de Kanban,
  • integração com outras ferramentas,
  • automatização de tarefas,
  • comunicação em tempo real.

Workamajig

O Workamajig é uma plataforma de software de colaboração que reúne em uma única ferramenta soluções voltadas para:

  • contas a receber,
  • gestão de clientes,
  • controle de negócios,
  • criação,
  • mídia,
  • tráfego,
  • produção.

Trata-se de uma ferramenta paga, porém, é uma excelente opção para quem precisa integrar a área de produção, de negócios e financeira.

A solução permite uma visão geral sobre as oportunidades existentes em termos de negociações, bem como possibilita um controle eficiente dos trabalhos realizados e valores a serem recebidos.

Basecamp

Dentre as ferramentas voltadas ao gerenciamento de projetos, pode-se contar também com o Basecamp.

Trata-se de uma excelente opção para agências que precisam de controles simples e de fácil utilização, permitindo ainda uma excelente comunicação entre os setores e profissionais.

Explicando de uma uma maneira resumida, a solução oferece:

  • atribuição de tarefas,
  • quadro de mensagens aberto à interação,
  • função chat para comunicação,
  • relatórios para acompanhamento das tarefas.

Paga-se pelo seu uso um valor mensal, porém, com disponibilidade para todos os colaboradores da agência.

Monday

O Monday é um sistema cujo objetivo é oferecer uma completa gestão de projetos, controlando os recursos, solicitações e aprovações, possibilitando fluxos de trabalho personalizados.

Existe um plano gratuito para sua utilização e a integração dos diversos módulos, permitindo que a equipe trabalhe em conjunto, quando é possível gerenciar:

  • projetos de marketing,
  • tarefas,
  • design,
  • CRM,
  • produtos,
  • TI,
  • operações,
  • recursos humanos.

Sendo uma solução que permite a escalabilidade, a sua agência pode se adaptar de forma gradativa aos recursos oferecidos, iniciando por tarefas mais simples e migrando para o uso em fluxos de grandes complexidades.

ClickUp

Por fim, chegamos a nossa quinta indicação para que sua agência possa fazer um gerenciamento de projetos com qualidade.

Trata-se do ClickUp, uma ferramenta onde se torna necessário criar uma infraestrutura manualmente, portanto, exige estudo e conhecimento, mas sua agência passa a ter uma solução desenhada sob medida para a realidade dos seus negócios.

Isso significa dizer que o trabalho a ser desenvolvido apresenta excelentes resultados, podendo inclusive integrar esse software a qualquer outra plataforma via API.

O conceito da solução está em melhorar a visualização dos processos e automatizar todos os trabalhos.

Um detalhe importante: essa ferramenta também é paga.

Como se observa, não faltam opções para que se possa fazer um excelente gerenciamento de projetos para a sua agência, no entanto, é preciso avaliar criteriosamente as soluções no mercado e fazer a escolha conforme a realidade da sua organização.

Que tal aproveitar o momento de leitura e conhecer também os 5 passos para estruturar um planejamento de redes sociais? Acesse e confira!