Skip to main content

O gestor de projetos para agência de marketing é um profissional indispensável, mas que nem sempre tem seu trabalho reconhecido nesse ramo.

Ao pensar na área de marketing, muitas pessoas ainda têm em mente apenas as atividades dos profissionais criativos ou daqueles que atuam no atendimento ao cliente, deixando escapar a importância de um trabalho que acompanhe ambos.

Nesse sentido, entender o papel desempenhado por esse gestor é fundamental para estruturar uma agência com uma equipe preparada para atender a todas as demandas dos clientes.

Para entender o que um gestor de projetos para agência de marketing faz e qual a importância dele, continue a leitura!

O que faz um gestor de projetos para agência de marketing?

Organização, comunicação, empatia, liderança e gestão de crises: essas são algumas das habilidades colocadas em prática diariamente por um gestor de projetos para agência de marketing.

Essas capacidades são essenciais para que esse profissional consiga desempenhar suas funções, que se dividem em três eixos:

Briefing

Ainda que o gestor não seja o responsável pela execução do briefing do cliente, uma etapa fundamental para a realização de qualquer projeto da agência, é por aí que o seu trabalho começa.

Sua função é analisar o documento elaborado pelos profissionais do atendimento, para colocá-lo em prática e gerenciar a equipe da melhor maneira possível, distribuindo tarefas entre os profissionais criativos e estabelecendo os prazos necessários para que tudo saia de acordo com o esperado.

Isso envolve não apenas estabelecer um cronograma, mas avaliar a agenda que já está sendo seguida, encaixando as demandas do novo projeto no calendário da agência.

Acompanhamento

Lembra de quando falamos que o gestor de projetos para agência de marketing precisa ter uma boa organização? Essa habilidade ganha destaque na etapa de acompanhamento.

Afinal, é natural que muitos projetos estejam em andamento ao mesmo tempo, o que exige que esse profissional esteja atento ao desenvolvimento de todos eles, sem deixar que os prazos sejam ultrapassados.

Em uma equipe remota, por exemplo, isso costuma ser feito por meio de ferramentas que ajudem a ver tudo isso de forma mais ordenada e sistêmica.

Avaliação

Esse profissional também é responsável por avaliar o andamento dos projetos gerenciados por ele, já que sua atuação acompanha a sua realização desde o início até o fim, que ainda envolve a etapa de ajustes após a devolutiva do cliente.

Assim, depois da entrega final, é importante que o gestor avalie o processo para que possíveis erros possam ser corrigidos no futuro, seja na organização do fluxo de trabalho, na execução de alguma tarefa específica ou na distribuição delas.

Qual é a importância de contar com esse profissional?

Como você pôde ver, o gestor de projetos para agência de marketing participa das diversas etapas que compõem qualquer projeto, desde o briefing até a entrega ao cliente.

Ter um profissional capacitado e com as habilidades certas executando essa função é sinônimo de um fluxo de trabalho mais organizado e produtivo, que gere bons resultados e deixe os clientes muito satisfeitos.

Afinal, alguns períodos sempre podem ser mais caóticos do que outros e, quando eles chegam, é preciso ter com quem contar para organizar o caos e colocar tudo no devido lugar.

Agora que você já sabe tudo sobre esse profissional e a importância dele, continue aqui no blog da Luup! e conheça 3 erros que prejudicam o lucro da agência!