Growth marketing é uma estratégia considerada inovadora e que está cada dia mais inserida em ações do digital, especialmente para conseguir resultados rápidos.
Muito mais do que uma ação ou outra, growth envolve fundamentos, teorias e determinadas diretrizes que a tornam ideal e, claro, motivo de diversos cases de sucesso em empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
No entanto, para muitos gestores, principalmente aqueles que estão começando agora a dar uma atenção especial ao marketing digital e seus “braços”, pode ser um pouco difícil acompanhar de perto cada novidade do setor.
Inclusive, apesar de ser desafiador estar por dentro do que é o growth marketing e como usá-lo da melhor forma na realidade da sua empresa, é muito importante olhar para ele com mais atenção, tanto pela sua premissa quanto pelos resultados que pode trazer.
Pensando em ajudar você da melhor forma sobre esse tema em ascensão, trouxemos esse post que fala do que se trata essa estratégia e porque pode ser interessante colocá-la dentro da sua empresa para trazer melhores números.
Continue a leitura e fique por dentro.
O que é growth marketing?
Traduzido para marketing de crescimento, growth é um conjunto de ações cuja premissa é gerar crescimento o mais rápido possível para a empresa, com foco em aumentar suas vendas vertiginosamente.
Diferente de outros métodos relativamente mais lentos, como o marketing de atração, ele tem como principais vertentes a gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes por meio de estratégias e ferramentas.
Apesar de não servir para qualquer tipo de empreendimento e ser mais indicado para startups e pequenas organizações que buscam rápida escalabilidade, vale a pena entender um pouco mais sobre sua forma de funcionamento e continuidade.
Como ele funciona?
Em primeiro lugar, é importante entender que ele é considerado uma vertente do growth hacking, que iremos falar mais a seguir, portanto, tem muito foco em experimentos e hipóteses, não sendo raro encontrar engenheiros e especialistas em dados nesse setor.
A principal diferença das estratégias de outros tipos de marketing em comparação ao growth é o funil de vendas. Ao passo que os tradicionais geralmente possuem fases de visitante, lead, oportunidade e cliente, no growth as coisas funcionam de outra forma:
Aquisição: momento em que clientes em potencial descobrem a marca e viram leads através da utilização de conteúdo, formulários e chatbots.
Ativação: fase em que a empresa incentiva o cliente a usar o mais rápido possível o produto ou solução que ele comprou, gerando entusiasmo.
Retenção: fase onde existem grandes esforços para manter usuários ativos e comprando mais vezes.
Receita: momento onde os especialistas irão tentar aumentar a monetização dos clientes existentes com técnicas variadas que podem até envolver envio de mensagens.
Indicação: momento onde é estimulada a indicação de clientes para seus conhecidos e família.
Quais as diferenças entre growth marketing e growth hacking?
Não é raro encontrar associações entre growth marketing e growth hacking, o que é normal já que o growth nasceu do hacking. No entanto, como você deve imaginar que eles não são a mesma coisa.
Criado por Sean Ellis, o hacking é um tipo de marketing orientado a experimentos, onde se poderá obter o crescimento da organização, de forma a encontrar oportunidades e até mesmo brechas para isso.
Growth marketing, por sua vez, apesar de também ter experimentos e muito uso de dados, tem um foco maior ainda no crescimento ágil, aquisição e retenção.
Muitas empresas utilizam de ambas as estratégias para obter resultados, que podem ser considerados verdadeiros cases.
Agora que você sabe mais sobre o growth, deve estar imaginando porque ele está em alta. Trata-se de um método de obter resultados em pouco tempo, mudando o rumo da sua organização.
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