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Ao fechar um contrato com um novo cliente, muitas vezes pode surgir a dúvida a respeito de onde virão as ideias de conteúdos a serem publicados nas páginas e mídias da empresa. 

Essa dúvida pode surgir tanto do lado do cliente, que pode sentir esse receio devido a não ter experiências na produção de conteúdo, quanto do lado da agência quando os conteúdos que precisarão ser produzidos são direcionados a algum nicho, por exemplo, que abordem leis e processos jurídicos. 

É sobre isso que abordaremos no post de hoje, para ajudar a elucidar a questão: de quem deve partir as ideias de conteúdos, do cliente ou da agência?

Quem é responsável pelas ideias de conteúdos?

Devemos considerar que essa é uma pergunta que pode ter diferentes respostas. O ideal é pensar que ideias de conteúdos podem vir de ambos os lados, é muito importante que cliente e agência trabalhem juntos, afinal de contas o objetivo é o mesmo: criar relevância e conseguir o crescimento da marca. 

No entanto, não podemos esquecer que quem possui mais familiaridade com as ferramentas e estratégias de marketing é a agência. Portanto, algumas ideias podem e virão dela, que já tem conhecimento do caminho a ser percorrido para criar conteúdos que atraiam o público alvo.

Entretanto, como já mencionamos anteriormente, o cliente pode ser de um nicho específico e precisará abordar assuntos particulares que a equipe pode sentir certa insegurança, é nesse momento que se deve trabalhar em conjunto. 

Pode ser que a agência tenha ideias para a produção de topo de funil, mas precise de auxílio e sugestões de temas para criar conteúdos mais aprofundados, como os de fundo de funil, por exemplo.

Durante as reuniões com o cliente, ele precisa compreender a importância da produção de conteúdo para a estratégia de marketing da marca. Com tudo alinhado, é possível definir como isso será trabalhado. 

Qual a importância de manter os clientes engajados na produção?

Manter os clientes engajados na produção de conteúdo é fundamental para um bom desempenho de todos. 

Quando o contratante já compreende a importância da criação e sabe a necessidade de trazer informações relevantes para o seu público, ele contribuirá com seu conhecimento da área onde a marca está presente, auxiliando na criação de conteúdos mais específicos.

O cliente não precisa saber exatamente cada etapa do processo de criação de conteúdo para uma rede social, porém, fará diferença se ele indicar variados temas e pautas que o público-alvo espera encontrar nessas plataformas.

Como manter os clientes engajados na produção?

Uma das estratégias das agências é mostrar as métricas e resultados alcançados, pois fará com que o cliente visualize como aquela produção de conteúdo foi positiva para a marca. 

O engajamento no Facebook, por exemplo, é uma forma fácil e simples de compreender como a organização pode crescer e chegar a mais pessoas através de uma publicação compartilhada por vários usuários. A própria plataforma disponibiliza alguns dados de engajamento.

Ao perceber como as publicações estão sendo notadas e gerando relevância, o cliente poderá ficar ainda mais engajado e consequentemente buscará trazer novas ideias de conteúdos para futuras postagens. 

O trabalho em conjunto tende a trazer grandes resultados, o que pode proporcionar a ambos uma parceria a longo prazo.

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