A sua agência utiliza o ROAS para medir os resultados e aprimorar as campanhas e materiais publicitários?
Certamente, você já sabe que as empresas quando realizam investimentos buscam sempre por informações com respeito ao ROI, sigla inglesa para “Return on Investment”.
O Retorno sobre o Investimento é o grande motivador dos empreendedores, uma vez que se consegue, através dessa métrica, calcular em quanto tempo os valores utilizados para a aquisição de soluções ou novas implementações passam a oferecer um retorno operacional e financeiro ao negócio.
O ROAS, como veremos, tem um objetivo parecido, porém, voltado à área de campanhas e publicidade, e apresentando os resultados que estão sendo obtidos a partir dos anúncios.
Deseja conhecer detalhes a esse respeito? Continue a leitura e confira!
O que é ROAS e como ele se diferencia do ROI?
O ROAS, ou seja, Retorno sobre Investimento em Publicidade, é uma métrica que deve ser adotada para avaliar os resultados obtidos em campanhas de marketing.
Esse dado possibilita uma transparência entre a agência e seus clientes, demonstrando os resultados que estão sendo obtidos a partir das estratégias adotadas e permite que mudanças possam ser realizadas, baseado em números confiáveis e na realidade dos fatos.
Segundo a maior autoridade do marketing digital do mundo, Neil Patel, o ROAS é essencial para que se tenha uma visão correta do desempenho dos investimentos em publicidade, oferecendo:
- maximização de orçamento,
- decisões mais inteligentes,
- justificativas para investimentos futuros,
- otimização de campanhas,
- alinhamento com o objetivo do negócio.
A diferença existente com relação ao ROI é que esse apresenta um índice para avaliar a eficiência e a lucratividade de um investimento com relação ao seu custo, portanto, o seu objetivo é mais abrangente do que o do ROAS.
Qual a importância dessa métrica para o marketing digital?
O ROAS é fundamental para avaliação de campanhas e anúncios, portanto, é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com o marketing digital.
A dinâmica do mercado obriga as agências a estarem sempre atentas às melhores possibilidades de anúncios para os seus clientes, considerando os canais disponíveis, o produto ou serviço a ser trabalhado, e o público que se deseja atingir.
Ocorre que é muito importante fazer o acompanhamento desses investimentos, evitando prejuízos e criando estratégias que maximizem os resultados.
Avaliar essa métrica é o melhor caminho para se conhecer os retornos que estão sendo obtidos com as ações tomadas.
Aprenda a calcular o ROAS da sua agência
Para realizar o cálculo do ROAS, não existem grandes dificuldades.
A fórmula para a realização dessa conta é a seguinte:
ROAS = Receita gerada com os anúncios / Custos dos anúncios
Deve-se pegar o valor total da receita gerada a partir de uma determinada campanha para se alcançar o resultado.
Por outro lado, tomam-se os custos dos anúncios, ou seja, o valor que sua agência cobrou para:
- planejar,
- desenvolver,
- publicar,
- acompanhar.
Dentro desse valor deverá também ser adicionado os custos cobrados pela plataforma escolhida, como: Facebook, Instagram, YouTube, Tik Tok, etc.
A partir daí, divide-se a receita gerada pelos custos e você obtém o ROAS associado a essa tarefa.
Como exemplo, supondo que um anúncio gerou R$ 5.000,00 em vendas e os custos envolvidos foram de R$ 1.000,00.
O resultado nesse caso será 5, o que significa que se obteve um retorno de R$ 5,00 para cada R$ 1,00 investido.
Note que essa métrica demonstra de maneira simples qual o resultado obtido em cada campanha ou anúncio e possibilita que medidas sejam tomadas para melhorar esses índices.
Outro assunto importante que precisa ser conhecido por sua agência diz respeito ao post que apresenta: Orçamento de marketing: 5 passos para ajudar os seus clientes a defini-lo. Leia e confira!