Skip to main content

Você pode até não ser expert no assunto, mas sabe que existem indicadores financeiros para agências que servem para medir diversos pontos fundamentais dentro da empresa.

De fato, mesmo que a sua paixão seja o design ou até mesmo as estratégias que envolvem conteúdo e a produção de textos, sabe que uma agência não deixa de ser uma empresa, para isso, precisa ser tratada como tal.

Números, notas fiscais, planilhas, dados, contratações, pagamentos, impostos e muitas outras obrigações precisam fazer parte do seu dia a dia ou de alguma pessoa destinada a isso, como um administrador ou especialista em finanças.

No entanto, você deve imaginar que mesmo não sendo focado nesse ponto mais burocrático da sua marca, é preciso ao menos ter uma noção dos indicadores financeiros para agências, para que então tenha conhecimento de como está a sua empresa.

A ideia deste post não é encher você de contas, planilhas e dados que serão logo esquecidos, mas sim trazer três indicadores que precisam de uma análise mais profunda e frequente tanto por você quanto pela equipe responsável por eles.

Veja a seguir do que estamos falando e aproveite para entender um pouco mais sobre esses pontos fundamentais para a saúde financeira da sua agência de publicidade.

Quais são os principais indicadores financeiros para agências?

Seja você o gestor de uma pequena empresa ou um dos responsáveis pelo quadro administrativo de uma organização gigante, esses indicadores financeiros para agências são para você.

Entenda do que se tratam e de que forma você pode medi-los e acompanhá-los.

Ticket médio

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre essa métrica e deve estar pensando que ela tem relação apenas com quem vende produtos específicos, como roupas e cosméticos.

No entanto, o ticket médio é um dos principais indicadores financeiros para agências, serve para que você possa entender mais ou menos quanto cada cliente gasta com a sua empresa e entender se esse investimento pode ser aumentado.

O ticket médio pode ser calculado da seguinte forma: basta dividir o faturamento total pela quantidade de vendas realizadas no período analisado. Esse estudo pode ser mensal ou com espaços maiores de análise.

Crescimento

O crescimento é um indicador que não possui contas ou estratégias específicas a serem seguidas para ser mensurado, já que cada gestor pode considerar um ponto como crescimento de fato.

Se para você ter um aumento de X colaboradores por ano e de Y clientes é crescimento, para o seu concorrente pode ser aumentar o ticket médio e ir para uma sala maior, por exemplo.

Esse indicador nada mais é que um sinal de que a sua empresa está tomando proporções maiores. Pode ser entendido como ter contratações mais frequentes e aumento do quadro de clientes, bem como faturamento anual.

Fluxo de caixa

Esse aqui é um dos indicadores financeiros para agências mais importante que existe, talvez até mesmo dessa lista que preparamos.

Ele indica o quanto que a empresa ganhou e o que ela está gastando. Uma empresa com fluxo de caixa bom tem uma reserva considerável, ao passo que os gastos previstos e dentro do esperado.

Se a empresa está gastando cada vez mais em relação ao que ganha, algo precisa ser melhorado urgentemente.

Agora que você sabe mais sobre esses indicadores para deixar o caixa da sua agência no verde, vai uma dica: já pensou em terceirizar a gestão de conteúdo da sua marca?

Principalmente agências que estão crescendo agora, pode ser estressante fazer tantas contratações para manter os conteúdos em dia. 

Conte conosco e, além de ter a garantia de conteúdos confiáveis, também podemos auxiliar na criação e mensuração das mais variadas estratégias.