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Trabalhar com marketing exige diversas habilidades, como boa comunicação, pensamento estratégico, criatividade, adaptabilidade e facilidade na interpretação de dados.

Vivemos em um mundo repleto de informações e apenas quem sabe como analisar e aproveitá-las corretamente consegue se destacar no mercado, criando campanhas cada vez mais relevantes para o seu público.

Isso vale para qualquer estratégia de marketing, como anúncios, SEO, e-mail marketing e publicações nas redes sociais, por exemplo.

Quer saber como a interpretação de dados pode ajudar a sua agência a chegar mais longe? Continue lendo e confira.

A importância da interpretação de dados no marketing

Apenas a partir de uma boa interpretação de dados é que você conseguirá analisar profundamente as campanhas criadas, gerando insights que podem otimizar os resultados a curto, médio e longo prazo.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Vamos supor que sua agência criou uma landing page para um de seus clientes e percebeu que a conversão não estava boa. Então, ao reduzir a quantidade de campos do formulário, percebeu um aumento significativo nesse número.

Com essa descoberta, que só é possível a partir da análise contínua da taxa de conversão, você identificou que as LPs precisam ter um formulário menor, o que impactará todas as campanhas da marca daqui pra frente.

Claro que esse exemplo é simplista, mas, muitas vezes, pequenas mudanças realmente fazem toda a diferença nos resultados.

E a interpretação de dados não auxilia apenas em campanhas, mas em toda a jornada com cliente, gerando insights sobre:

  • quem é o público-alvo e o que ele deseja,
  • personalização da experiência do cliente,
  • aperfeiçoamento de conteúdos e copys,
  • identificação de novas oportunidades.

Quais dados são mais relevantes para o marketing digital?

Existem muitos dados que são relevantes no marketing digital, dependendo diretamente do tipo de campanha e estratégia que seus clientes utilizam.

Mas, de forma geral, as informações que todas as agências devem acompanhar são:

O importante aqui é você entender quais métricas fazem sentido para cada cliente e analisá-las de forma contínua para embasar suas decisões futuras e melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Como transformar a sua interpretação de dados em ações de marketing eficazes?

A interpretação de dados é um processo longo e contínuo que exige muita preparação e treinamento.

Em primeiro momento, você pode não saber exatamente como avaliar cada métrica e como analisar se os resultados estão acima ou abaixo da média.

Nesse momento, uma boa ideia é ir atrás de pesquisas e relatórios que mostrem qual é a média do mercado. 

Mas cuidado: lembre-se de considerar todas as características do seu cliente, incluindo seu segmento, o momento econômico do país, o porte da empresa, sazonalidades e o que mais for relevante.

Além disso, com o tempo, você se familiarizará com as métricas e conseguirá, só de bater o olho, saber quando algo deu errado e quando deu certo.

Está chegando agora nesse mundo de dados e quer saber mais? Então, continue no nosso blog e leia: métricas de marketing digital: conheça as principais.