Trabalhar com marketing exige diversas habilidades, como boa comunicação, pensamento estratégico, criatividade, adaptabilidade e facilidade na interpretação de dados.
Vivemos em um mundo repleto de informações e apenas quem sabe como analisar e aproveitá-las corretamente consegue se destacar no mercado, criando campanhas cada vez mais relevantes para o seu público.
Isso vale para qualquer estratégia de marketing, como anúncios, SEO, e-mail marketing e publicações nas redes sociais, por exemplo.
Quer saber como a interpretação de dados pode ajudar a sua agência a chegar mais longe? Continue lendo e confira.
A importância da interpretação de dados no marketing
Apenas a partir de uma boa interpretação de dados é que você conseguirá analisar profundamente as campanhas criadas, gerando insights que podem otimizar os resultados a curto, médio e longo prazo.
Um exemplo pode ajudar você a entender melhor. Vamos supor que sua agência criou uma landing page para um de seus clientes e percebeu que a conversão não estava boa. Então, ao reduzir a quantidade de campos do formulário, percebeu um aumento significativo nesse número.
Com essa descoberta, que só é possível a partir da análise contínua da taxa de conversão, você identificou que as LPs precisam ter um formulário menor, o que impactará todas as campanhas da marca daqui pra frente.
Claro que esse exemplo é simplista, mas, muitas vezes, pequenas mudanças realmente fazem toda a diferença nos resultados.
E a interpretação de dados não auxilia apenas em campanhas, mas em toda a jornada com cliente, gerando insights sobre:
- quem é o público-alvo e o que ele deseja,
- personalização da experiência do cliente,
- aperfeiçoamento de conteúdos e copys,
- identificação de novas oportunidades.
Quais dados são mais relevantes para o marketing digital?
Existem muitos dados que são relevantes no marketing digital, dependendo diretamente do tipo de campanha e estratégia que seus clientes utilizam.
Mas, de forma geral, as informações que todas as agências devem acompanhar são:
- métricas de tráfego, como ROI, CPL e CAC,
- taxa de conversão,
- total de tráfego,
- NPS,
- comportamento de usuário,
- taxa de engajamento,
- LTV.
O importante aqui é você entender quais métricas fazem sentido para cada cliente e analisá-las de forma contínua para embasar suas decisões futuras e melhorar cada vez mais a experiência do cliente.
Como transformar a sua interpretação de dados em ações de marketing eficazes?
A interpretação de dados é um processo longo e contínuo que exige muita preparação e treinamento.
Em primeiro momento, você pode não saber exatamente como avaliar cada métrica e como analisar se os resultados estão acima ou abaixo da média.
Nesse momento, uma boa ideia é ir atrás de pesquisas e relatórios que mostrem qual é a média do mercado.
Mas cuidado: lembre-se de considerar todas as características do seu cliente, incluindo seu segmento, o momento econômico do país, o porte da empresa, sazonalidades e o que mais for relevante.
Além disso, com o tempo, você se familiarizará com as métricas e conseguirá, só de bater o olho, saber quando algo deu errado e quando deu certo.
Está chegando agora nesse mundo de dados e quer saber mais? Então, continue no nosso blog e leia: métricas de marketing digital: conheça as principais.