O lean thinking, que pode ser traduzido como “pensamento enxuto”, é uma filosofia que pode trazer muitas melhorias aos processos da sua agência.
Essa forma de entender os processos foi desenvolvida em meados da década de 1970, quando o toyotismo começou a ganhar força no cenário internacional.
Assim, esse tipo de pensamento foi responsável por ajudar as indústrias japonesas a superarem a crise pós-guerra, tornando suas operações mais produtivas por meio da redução de desperdícios.
E como isso se aplica à sua agência? Para descobrir a resposta, continue a leitura e saiba mais sobre o lean thinking!
O lean thinking aplicado ao marketing
Para entender a importância desse tipo de pensamento em uma agência de marketing, basta conhecer o principal objetivo dele: reduzir desperdícios para otimizar processos e aplicar melhorias contínuas a eles.
Assim, mesmo que essa filosofia tenha surgido nas indústrias japonesas, logo ficou claro que o tal pensamento enxuto poderia ser útil nos mais diversos segmentos.
Aplicar esse tipo de abordagem aos seus processos traz benefícios como:
- redução dos custos operacionais,
- aumento da produtividade,
- alta qualidade nas entregas,
- mais satisfação para o seu cliente,
- redução dos desperdícios (de insumos, de matéria-prima, mas também de tempo).
Para aproveitar todos esses benefícios na sua agência, é importante entender como o lean thinking pode ser aplicado, por meio de diferentes metodologias.
Principais práticas do lean thinking para reduzir custos
Colocar em prática esse tipo de abordagem demanda o uso de metodologias e práticas capazes de atender aos objetivos do lean thinking, como a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.
A seguir, apresentamos algumas possibilidades para alcançar essas melhorias na sua agência:
Eliminação de desperdícios (Muda)
“Muda” foi o nome que o toyotismo atribuiu ao desperdício, definindo-o como qualquer atividade que consuma recursos sem criar valor para o cliente.
No marketing, essas atividades podem envolver a realização de processos redundantes, tempo de espera e até mesmo o excesso de movimentação.
Por isso, um passo importante é identificar se há algum desperdício nos seus processos e agir para eliminá-los, seja por meio da automação de certas tarefas ou repensando o seu atual fluxo de trabalho.
Kaizen (melhoria contínua)
O Kaizen também surgiu no Japão com a ascensão do toyotismo e consiste em uma filosofia que propõe a melhoria contínua dos processos.
Além disso, a adoção dessa cultura costuma envolver todos os profissionais de uma empresa ou agência, de forma que todos alinhem sua atuação em direção a esse objetivo.
Para isso, são feitos pequenos ajustes nos processos, de forma regular, para aumentar a eficiência e reduzir custos ao longo do tempo.
Just-in-time
Por fim, uma última forma de aplicar o lean thinking é investir no método just-in-time.
A ideia central dessa abordagem é produzir e entregar serviços ou produtos exatamente no momento em que são necessários.
Ao repensar a produção dessa maneira, é possível evitar excessos de estoque e reduzir custos com armazenagem ou mesmo com gestão de recursos.
Por isso, essa é mais uma maneira de repensar o fluxo de trabalho da agência e reduzir custos, ao mesmo tempo em que a produtividade é aumentada.
Gostou de conhecer o lean thinking? Para continuar aprendendo sobre a organização dos processos de uma agência, continue aqui e descubra como ter um gerenciamento de tarefas eficiente!