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O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) está relacionado às ações que são realizadas visando levar um site ou blog às primeiras posições dos sistemas de busca.

Essa estratégia é essencial atualmente, especialmente quando se sabe que o brasileiro é um dos povos mais conectados à internet no mundo.

Nosso país possui uma população, de 10 anos ou mais, que alcança os 186,9 milhões de pessoas e, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), 88% possuem acesso à rede mundial de computadores.

Isso significa que no Brasil 164,5 milhões de habitantes acessam a internet e que, desse total, 94,3% fazem pelo menos uma conexão diária.

Diante desses fatos, não é difícil compreender porque o Marketing de Posicionamento na Internet é imprescindível para qualquer empresa, portanto, é uma prioridade a ser adotada por toda agência brasileira. Continue a leitura e confira detalhes!

Bases do Marketing de Posicionamento na Internet

Para que os resultados sejam alcançados no que se refere ao Marketing de Posicionamento na Internet, quatro pilares precisam ser avaliados e adotados:

  • definição de um planejamento estratégico a esse respeito,
  • criação de conteúdos voltados para o posicionamento,
  • reformulação do site,
  • trabalho desenvolvido com rede de parceiros (link building).

A partir do desenvolvimento de ações que fortaleçam a presença digital da marca na internet, nota-se uma diferenciação de resultados quando comparado a concorrência que não investe no marketing digital.

Porém, não basta investir, é preciso saber o que fazer e direcionar os esforços naquilo que realmente apresenta os resultados, ou seja, é preciso estar presente nos tablets e smartphones das pessoas que buscam os produtos, serviços e soluções oferecidos pela empresa.

3 passos para colocar o MPI em prática

A partir do conhecimento das bases que apoiam o Marketing de Posicionamento na Internet, 3 passos precisam ser colocados em prática para que os resultados aconteçam, são eles:

Pesquisa de mercado e público-alvo

O primeiro passo para colocar o Marketing de Posicionamento na Internet a favor dos negócios está na realização de uma análise profunda do mercado, quando se torna necessário entender qual é o perfil do público-alvo.

Isso significa criar as personas que podem fazer parte da operação e, mais do que isso, conhecer detalhadamente o que elas buscam e desejam.

A partir dessa ação, posiciona-se a marca de acordo com os objetivos a serem alcançados, porém, dentro das expectativas dos consumidores que podem ser trabalhados, pois possuem um alto potencial para se tornarem clientes.

Definição clara da proposta de valor

Sabendo-se quem será trabalhado, é hora da definição de uma proposta de valor, ou seja, o que e como esse público deve ser abordado para que perceba que as soluções, produtos e serviços oferecidos são ótimas opções quando comparado com a concorrência.

A pesquisa Voz do Consumidor 2024, realizada junto a 20 mil consumidores, diagnosticou que a confiança é o principal motivo que os levam a comprar determinados produtos, portanto, a segurança e a credibilidade da marca estão em alta.

Essa confiança se baseia em ações dos fornecedores que estão voltadas a:

  • cuidados com o meio ambiente,
  • atenção à saúde,
  • transparência de dados,
  • relação custo-benefício,
  • adoção de tecnologias, como IA.

Otimização de conteúdo e SEO

A partir do conhecimento do público e dos valores que interessam e são valorizados por esses potenciais clientes, é fundamental que se trabalhe a otimização de conteúdo e SEO.

Os conteúdos precisam estar associados aos valores, enquanto o SEO será o responsável em colocar os posts, e-books e todo tipo de comunicação à disposição daqueles que tenham o potencial de compras.

Como se observa, trabalhar o Marketing de Posicionamento na Internet exige trabalho, esforço e dedicação, no entanto, é um grande aliado que faz toda a diferença para que os objetivos sejam alcançados.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, vale a pena também conhecer os segredos para implementar o marketing criativo na sua agência. Acesse e confira os detalhes!