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O que é CTA? Essa é uma pergunta comum, feita principalmente por gestores que procuram formas de aumentar os seus resultados no marketing e se deparam com o termo.

Por conta das dúvidas sobre essa sigla tão pequena, uma vez que se faz tão presente nas mais variadas campanhas de marketing e publicidade em todos os canais disponíveis, existem também vários conteúdos esclarecedores sobre ela.

Dentro das estratégias de divulgação de empresas e serviços, o principal foco é gerar algum impulso na audiência, como fazer uma compra, cadastrar o e-mail, participar de um sorteio e até mesmo seguir aquela empresa nas redes sociais, por exemplo.

No entanto, com o grande volume de informação e outras propagandas que as pessoas estão acostumadas a ver, principalmente na internet, é fundamental encontrar formas de chamar a atenção dessas pessoas e assim conseguir atingir os objetivos.

Além de cores, tipografias, imagens, movimento e bastante criatividade, é necessário pensar em uma forma de fazer com que a mensagem não tenha erro. É aí que entra a CTA, uma forma de enriquecer os textos da campanha e melhorar a performance delas.

Se, por exemplo, você for impactado por uma publicidade que não é firme nos seus valores, diferenciais e possui um texto que não direciona, provavelmente você irá passar direto, sem pensar duas vezes.

Agora pense em um anúncio bem estruturado, direto, que fala claramente do que se trata aquela peça e, claro, incentiva você a tomar uma atitude. Provavelmente, este irá fazer uma maior diferença para você, certo? É por isso que a CTA é tão importante.

Pensando em ajudar você a saber o que é CTA, a sua importância e como criar algumas surpreendentes, fizemos esse post. Esperamos que tenha uma ótima leitura.

O que é CTA?

A sigla CTA nada mais é que a Call to Action, traduzida para o português como: “Chamada para a Ação”. Trata-se de uma frase bastante curta e com tom imperativo, que incentiva o usuário a tomar determinada atitude depois de ser impactado pelo anúncio.

Provavelmente, você já deve ter visto algumas, como, por exemplo, “compre agora” , “saiba mais”, “inscreva-se aqui”, “cadastre-se” e “baixe o e-book”. Geralmente, estão presentes no final de landing pages, publicidades e outros materiais.

A CTA pode ser entendida como aquela cereja do bolo que falta para que a pessoa tome a decisão desejada, principalmente depois de ver um conteúdo sobre a empresa, uma promoção, um produto ou até mesmo um panfleto na rua.

É fundamental saber o que é CTA para criar campanhas com maiores chances de sucesso.

Como o uso de CTA pode impactar as estratégias?

Depois de saber o que é CTA, é interessante entender um pouco mais sobre o poder dessas famosas chamadas. Elas podem causar uma série de emoções e vontades nos usuários, como desejo, atenção, interesse e ação.

Apesar de sozinhas não serem o suficiente para fazer tomar determinada decisão, já que precisam de um contexto bem planejado para terem sucesso, as CTAs são uma forma de fazer com que o usuário tome uma decisão rapidamente.

No entanto, para isso é necessário estudar a peça em questão e saber qual CTA usar e de que forma, para que ela consiga atingir os objetivos desejados.

Dicas para bom uso

Assim como outras estratégias precisam ser usadas com inteligência e parcimônia, o mesmo se aplica ao uso das chamadas para a ação.

Veja algumas dicas a seguir para que o seu uso encaixe perfeitamente no que você quer atingir.

Senso de urgência: as CTAs para esse caso envolvem passar a mensagem direta e clara de que a pessoa precisa clicar, comprar e conferir determinada oportunidade antes que acabe.

Teste drive: quer que as pessoas conheçam alguma ferramenta da sua empresa ou uma amostra grátis? Ofereça isso de forma clara, geralmente na página do site que fala sobre ela, por exemplo.

Abandono de carrinho: principalmente em e-commerces, o abandono de carrinhos montados a um passo de serem comprados é comum. Use uma CTA oferecendo desconto ou alguma oportunidade que faça a pessoa tomar a decisão final.

Fidelização: com as CTAs é possível até reativar clientes que já compraram faz um tempo. Você pode enviar um SMS falando que sente a falta da pessoa ou que fale para ela voltar ao seu site, por exemplo.

É interessante pensar que por trás do que é CTA existam tantos benefícios e possibilidades! Por falar nisso, continue por aqui e leia também sobre o gatilho da antecipação.