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Se você acha que o planejamento estratégico só faz parte de grandes multinacionais ou daquelas ações de marketing que precisam de um grande investimento, saiba que não é bem assim.

Fundamental para o desenvolvimento de qualquer estratégia, o planejamento permite saber quais são os passos necessários para obter determinado resultado, o que fazer para alcançá-lo e, claro, como mensurar e tornar replicável aquele trabalho.

Desde o ato de comprar insumos para um café da manhã da empresa, até o desenvolvimento do branding de uma marca toda, tudo envolve planejamento. 

Pense o seguinte: para garantir um desjejum de qualidade, é preciso saber a quantidade certa de produtos a comprar, os tipos, o valor a ser gasto e qualquer tipo de restrição alimentar que precisa ser suprida, além do fato de encontrar uma padaria de confiança.

Sem saber o quanto será gasto, em qual estabelecimento ir, quais produtos escolher e, até mesmo, de que forma carregar tantos alimentos, provavelmente algo ficará para trás, bem como o café da manhã pode não ser divertido da mesma forma.

Percebeu o quanto o planejamento estratégico é fundamental para qualquer processo? 

Esse é apenas um exemplo superficial que mostra a importância dele. Para as ações de marketing, ele possui ainda mais relevância, já que vai definir quais são os passos a serem seguidos e como metrificar cada rota tomada.

Pensando nisso, criamos esse post para você entender de uma vez por todas do que se trata esse planejamento e quais os benefícios que ele pode trazer para sua agência ao atender os seus clientes.

No que consiste um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico, como o próprio nome sugere, nada mais é que o processo de encontrar os melhores caminhos para determinado objetivo, seja vender mais, obter credibilidade ou conseguir mais leads.

Esse tipo de estratégia analisa diferentes pontos, como o status do mercado, o cenário em que a empresa está, assim como o comportamento dos usuários, dentre outros pilares que podem interferir nos resultados.

Depois de criar essa base de informações rica e sólida, é hora de pensar nas estratégias a serem usadas e quais as métricas usadas para medir o andamento do projeto.

Quais as suas vantagens?

Agora que você soube, de fato, o que é um planejamento estratégico, deve estar se perguntando se, na prática, ele realmente é útil ou se é apenas mais uma burocracia a ser enfrentada na organização.

A verdade é que esse tipo de planejamento é um verdadeiro caminho para projetos de sucesso e, apesar de demandar organização e o correto seguimento das fases do plano, se torna um verdadeiro parceiro das mais variadas organizações.

Ele permite que sua agência mostre mais valor ao cliente antes mesmo de iniciar as ações contratadas.

Independentemente do seu objetivo, esse conjunto de trabalhos não tem uma data de validade, de forma que mesmo depois de alcançar o objetivo em questão, ele serve como uma base de dados do mercado, os seus clientes, nicho de atuação e muito mais.

Como criá-lo?

Chegou a hora da prática! Confira os passos fundamentais para construir um planejamento de respeito.

Diagnóstico: fase para estabelecer o atual cenário da empresa, analisando fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, também chamada de Análise SWOT.

Diretrizes: hora de definir os valores, a missão e a visão da marca, assim como os objetivos estratégicos da organização.

Metas: feito isso, é preciso ser ainda mais específico e definir quais serão as metas a serem atingidas. Dependendo do projeto, podem existir várias metas pequenas ou apenas uma grande. Lembre-se que as metas não são os processos a serem seguidos. Aqui devem ser estabelecidos os objetivos de determinada ação.

Processos: o que fazer para atingir as metas? É aqui que são escolhidos os caminhos, ferramentas e recursos, tanto humanos quanto monetários para realizar o projeto com êxito.

Mensuração: por fim, é preciso acompanhar o trabalho para saber se os passos estão sendo dados corretamente. Aqui, o uso das ferramentas de mensuração de dados é fundamental.

Percebeu o quanto um planejamento estratégico é fundamental para a sua agência, principalmente quando o assunto é provar o valor do marketing digital para seu cliente? 

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