Construir um bom relacionamento com o cliente deve fazer parte de todas as etapas de uma negociação dentro da agência de marketing digital e a prática de pós-venda é essencial nesse processo.
Infelizmente essa fase do processo muitas vezes é deixada de lado por boa parte dos gestores e em uma agência de marketing não é diferente.
Após a negociação é importante encantar seus clientes, sendo essa uma etapa fundamental para abrir oportunidades para novos fechamentos.
Conheça quais são as melhores práticas de pós-venda para agência de marketing digital lendo nosso post.
O que é pós-venda?
No dicionário vamos encontrar a definição de pós-venda como o conjunto de práticas de marketing que são realizadas após o fechamento de uma negociação.
Essas ações podem envolver:
- uma pesquisa de satisfação,
- contatos e envios de conteúdos,
- encaminhamento de promoções especiais,
- cupons de descontos para outras compras,
- mensagens de aniversário ou data comemorativa.
Todos esses atos visam enriquecer o relacionamento a partir de métodos mais personalizados, fazendo a agência estar presente na rotina dos clientes.
Qual a importância da pós-venda para agências de marketing digital?
Philip Kotler, considerado o pai do marketing, afirma que conquistar novos clientes chega custar até 7 vezes mais do que manter os que já existem. Daí a importância do pós-venda.
Ele é uma etapa crucial no processo de fidelização da clientela, embora não seja a única.
Todo cliente um dia irá precisar de novas soluções e a agência deve trabalhar para ser lembrada quando chegar este momento.
Logo, o trabalho do pós-venda é garantir novos negócios para o futuro da empresa.
Como fazer um bom pós-venda?
O pós-venda pode ser encarado como uma forma de oferecer um melhor suporte para o seu cliente, colocando a agência sempre a disposição.
Existem várias formas de fazer isso e uma delas é surpreendê-lo com brindes ou lembranças em datas especiais.
Outra maneira é oferecer um canal exclusivo e personalizado de atendimento.
Outras opções que também pode ser exploradas, incluem:
Pedir feedback
Saber qual foi a experiência que o seu cliente teve com a agência é uma forma de mostrar que ele é único e que o feedback dele é importante para a equipe.
Ao pedir este retorno considere tudo aquilo que foi exposto para promover uma melhor experiência da próxima vez.
Feedbacks são excelentes maneiras para avaliar o serviço oferecido e a qualidade dele, e satisfação dos clientes atuais.
Oferecer outros serviços
Ofereça outros serviços de forma personalizada para o seu cliente, de modo que o faça sentir-se especial e lembrado.
Essas é uma das estratégias mais usadas pelas grandes marcas para engajar clientes no pós-venda.
Descontos e promoções exclusivas são sempre bem-vindas!
Manter o relacionamento com o cliente
Existem fatores determinantes em uma venda que devem ser considerados. Eles envolvem o antes, o durante e o depois o processo de venda.
O desempenho desses itens têm grande papel para o bom relacionamento e fidelização dos clientes.
São eles:
- atendimento personalizado,
- serviço de qualidade,
- preocupação em sanar as dores do cliente,
- cumprimento do prometido,
- responsabilidade,
- solicitude,
- pós-vendas ativo e eficiente.
O pós-venda não tem como objetivo fazer propaganda da agência e sim mostrar para o cliente que ele não foi esquecido.
Isso pode ser feito por meio de uma mensagem, promoção, envio de notícias, presentes personalizados, pesquisas, e-mails, newsletter e diversos outros recursos.
O importante é fazer o seu cliente ter sempre boas lembranças da sua agência!
Agora que você sabe quais são as melhores práticas de pós-venda para agência de marketing digital que tal seguir o nosso blog para outros conteúdos úteis?
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