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Construir um bom relacionamento com o cliente deve fazer parte de todas as etapas de uma negociação dentro da agência de marketing digital e a prática de pós-venda é essencial nesse processo.

Infelizmente essa fase do processo muitas vezes é deixada de lado por boa parte dos gestores e em uma agência de marketing não é diferente. 

Após a negociação é importante encantar seus clientes, sendo essa uma etapa fundamental para abrir oportunidades para novos fechamentos. 

Conheça quais são as melhores práticas de pós-venda para agência de marketing digital lendo nosso post.

O que é pós-venda?

No dicionário vamos encontrar a definição de pós-venda como o conjunto de práticas de marketing que são realizadas após o fechamento de uma negociação. 

Essas ações podem envolver:

  • uma pesquisa de satisfação, 
  • contatos e envios de conteúdos,
  • encaminhamento de promoções especiais,
  • cupons de descontos para outras compras,
  • mensagens de aniversário ou data comemorativa.

Todos esses atos visam enriquecer o relacionamento a partir de métodos mais personalizados, fazendo a agência estar presente na rotina dos clientes. 

Qual a importância da pós-venda para agências de marketing digital? 

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, afirma que conquistar novos clientes chega custar até 7 vezes mais do que manter os que já existem. Daí a importância do pós-venda.

Ele é uma etapa crucial no processo de fidelização da clientela, embora não seja a única.

Todo cliente um dia irá precisar de novas soluções e a agência deve trabalhar para ser lembrada quando chegar este momento. 

Logo, o trabalho do pós-venda é garantir novos negócios para o futuro da empresa.

Como fazer um bom pós-venda?

O pós-venda pode ser encarado como uma forma de oferecer um melhor suporte para o seu cliente, colocando a agência sempre a disposição.

Existem várias formas de fazer isso e uma delas é surpreendê-lo com brindes ou lembranças em datas especiais. 

Outra maneira é oferecer um canal exclusivo e personalizado de atendimento. 

Outras opções que também pode ser exploradas, incluem: 

Pedir feedback

Saber qual foi a experiência que o seu cliente teve com a agência é uma forma de mostrar que ele é único e que o feedback dele é importante para a equipe. 

Ao pedir este retorno considere tudo aquilo que foi exposto para promover uma melhor experiência da próxima vez.

Feedbacks são excelentes maneiras para avaliar o serviço oferecido e a qualidade dele, e satisfação dos clientes atuais. 

Oferecer outros serviços

Ofereça outros serviços de forma personalizada para o seu cliente, de modo que o faça sentir-se especial e lembrado.

Essas é uma das estratégias mais usadas pelas grandes marcas para engajar clientes no pós-venda.

Descontos e promoções exclusivas são sempre bem-vindas! 

Manter o relacionamento com o cliente

Existem fatores determinantes em uma venda que devem ser considerados. Eles envolvem o antes, o durante e o depois o processo de venda. 

O desempenho desses itens têm grande papel para o bom relacionamento e fidelização dos clientes. 

São eles:

  • atendimento personalizado,
  • serviço de qualidade,
  • preocupação em sanar as dores do cliente,
  • cumprimento do prometido,
  • responsabilidade,
  • solicitude,
  • pós-vendas ativo e eficiente.

O pós-venda não tem como objetivo fazer propaganda da agência e sim mostrar para o cliente que ele não foi esquecido.

Isso pode ser feito por meio de uma mensagem, promoção, envio de notícias, presentes personalizados, pesquisas, e-mails, newsletter e diversos outros recursos. 

O importante é fazer o seu cliente ter sempre boas lembranças da sua agência!

Agora que você sabe quais são as melhores práticas de pós-venda para agência de marketing digital que tal seguir o nosso blog para outros conteúdos úteis?