Quando se fala em retargeting, muita gente imagina que se esteja tratando de remarketing, ou seja, duas expressões que consideram sinônimas.
Acontece que essa informação não confere, pois se tratam de estratégias diferenciadas.
Antes de apresentarmos os detalhes a esse respeito, é importante saber que os negócios online no Brasil continuam em alta, onde, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), no primeiro trimestre de 2024 o faturamento alcançou o valor de R$ 44,2 bilhões.
A expectativa é que o ano feche com um faturamento de R$ 205,11 bilhões, ou seja, cada vez mais o brasileiro compra através do e-commerce, o que significa que eles navegam, buscam por soluções e podem ser acionados de maneira adequada.
Neste post, apresentaremos detalhes do retargeting e o que fazer para conquistar novos clientes a partir do marketing digital. Continue a leitura e confira detalhes!
A eficácia do retargeting
O retargeting precisa receber a devida atenção, uma vez que não são poucas as pessoas que possuem interesse em uma marca ou produto, no entanto, ainda não realizaram a sua compra.
Isso significa que potenciais clientes fizeram um cadastro, baixaram um material rico ou mesmo solicitaram alguma informação a respeito de um produto, porém, o objetivo final não foi alcançado: a venda.
O retargeting tem por objetivo não deixar que essa pessoa esqueça desse assunto, ou seja, são ações que precisam acontecer, demonstrando que o produto existe e que ele pode ser adquirido ou contratado por aquele que já se mostrou interessado nessa possibilidade.
Campanhas precisam ser definidas para estimular esses visitantes a fechar o negócio, oferecendo:
- descontos,
- benefícios,
- bonificação,
- condições especiais.
O fato é que essa estratégia colabora para que potenciais clientes retornem a sua loja ou site e reavaliem produtos, serviços e soluções que estão sendo oferecidas e mais do que isso, confirmem suas compras.
A diferença entre retargeting e remarketing
Com relação à diferença existente entre essas duas estratégias, trata-se do desenvolvimento de campanhas destinadas a públicos distintos.
Na estratégia de retargeting se trabalha o público que visitou o site ou a loja, avaliou preços, esteve presente no funil de vendas, porém, não comprou, já o remarketing é voltado para atender aqueles que já são clientes da empresa.
A diferença no atendimento e na abordagem é simples: um foca em preparar materiais adequados para quem já conhece a empresa e já possui um histórico e o outro considera quem ainda não fez a sua primeira compra.
Maneiras de aplicar o retargeting nas suas estratégias
Existem diversas maneiras de aplicar o retargeting e transformar um visitante em um cliente efetivo.
Os usuários on-site, ou seja, aqueles que já se engajaram, provavelmente mostrarão interesse em determinada solução que pode ser trabalhada através de anúncios específicos voltados aos produtos visualizados.
Já aqueles considerados off-site fizeram contato via redes sociais ou outros canais, por isso devem ser trabalhados com uma estratégia de prospecção.
Para isso, pode-se adotar:
- anúncios em sites parceiros do Google ou YouTube,
- envio de campanhas por e-mail,
- exibição de anúncios através das redes sociais.
O importante é realizar bem a segmentação, para conseguir atingir os objetivos e estar atento e alinhado com as políticas de privacidade, em especial com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Desse modo, o retargeting é uma maneira inteligente de considerar todas as oportunidades existentes no dia a dia das operações, por isso é necessário aproveitar os contatos que se apresentam, ajudando o usuário a retornar ao negócio e realizar a compra dos produtos pelas quais mostrou interesse.
Combinar essa estratégia com as desenvolvidas para o remarketing é fundamental para o sucesso da operação, portanto, caso existam dúvidas ou dificuldades a respeito, vale a pena conhecer também as táticas infalíveis para recuperar os clientes inativos!