O flywheel marketing é uma maneira diferenciada de se relacionar com os clientes e possibilitar grandes negócios para as operações.
Essa estratégia surgiu no ano de 2001, através do livro Good to Great, do escritor e consultor norte-americano Jim Collins.
Como se sabe, o marketing é uma área que tem por objetivo a conquista e a fidelização de clientes, portanto, busca-se incessantemente por soluções que possam colaborar para que o consumidor seja atraído para o negócio e se transforme de lead em um fiel comprador.
Uma tarefa que exige esforços, criatividade e conhecimento, uma vez que a boa vontade não é suficiente para fazer um negócio prosperar.
Neste post, apresentaremos o flywheel marketing, uma estratégia que sua agência precisa conhecer e que pode fazer toda a diferença para os negócios. Continue a leitura e conheça essa visão orientada a conquista e manutenção dos clientes!
O flywheel marketing e como ele se diferencia do funil tradicional
O velho e conhecido funil de vendas aposta em um formato de trabalho, onde todos os esforços devem ser evidenciados na:
- divulgação da marca, produto ou serviço,
- conscientização do cliente e geração do desejo,
- demonstração dos detalhes e criação do interesse,
- colaboração para o processo de decisão,
- fechamento do negócio.
Trata-se de um funil que, através das suas etapas, acaba alcançando os clientes que possuem o perfil para a compra dos produtos ofertados, portanto, é um processo que possui início, meio e fim.
O flywheel marketing substitui o funil por um círculo.
Essa estratégia acredita que o segredo do marketing está dividido em três etapas:
- atrair,
- encantar,
- engajar.
O objetivo é trazer o lead para o círculo e possibilitar que ele continue por lá, sendo trabalhado constantemente por ações que alimentem o ciclo, quando mais energia deve ser canalizada para que o processo não pare de girar.
Diferenciais do flywheel marketing
O flywheel marketing pode ser um grande diferencial para a agência, uma vez que traz um conceito distinto do que sempre foi apresentado ao mercado, no entanto, em um formato interessante e perfeitamente possível de ser realizado.
A experiência contínua, através de ações inteligentes e bem realizadas, possibilita a geração de um crescimento orgânico e a retenção de clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a Octadesk, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência e 75% dizem que fazem isso, mesmo que tenham que pagar mais caro.
Diante dessa realidade, não é difícil compreender o porquê do flywheel marketing chamar a atenção de tantas empresas e agências em todo o mundo, afinal, as boas experiências ocorrem com ações em fluxo.
Essas práticas colaboram inclusive para que indicações ocorram por parte daqueles que se sentem bem com a marca, portanto, tornam-se clientes fiéis.
Como implementar flywheel marketing na prática?
A implementação do flywheel marketing se inicia a partir da atração, ou seja, é preciso apresentar diferenciais para que a valorização da agência seja percebida.
Isso significa qualidade, tanto ao nível de design e estrutura dos materiais como também no desenvolvimento de conteúdos que de fato chamem a atenção das empresas que estão em busca de soluções para o marketing de seus negócios.
Na sequência, é preciso trabalhar o encantamento, ou seja, é preciso fazer diferente e mostrar aos clientes que os trabalhos são realizados de maneira individualizada e voltada a atender as particularidades de cada empreendimento e/ou projeto.
Por fim, esses clientes devem ser engajados, tornando-se promotores de novas oportunidades, uma vez que a sua satisfação os levam a indicar a sua agência a outros empreendedores que precisam de apoio.
Tudo isso só acontece se sua agência:
- integrar as equipes de vendas, marketing e suporte ao cliente,
- investir em ferramentas de automação,
- priorizar a experiência do cliente em cada ponto de contato.
Como se observa, vale a pena conhecer mais sobre o flywheel marketing e para continuarmos colaborando com o seu negócio, sugerimos a leitura do post: Matriz BCG: a metodologia que mudará a sua maneira de planejar conteúdo!