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Provavelmente, você já deve ter visto algum post no Instagram Stories, TikTok ou no status do WhatsApp de alguém. Esses são alguns exemplos de narrativas curtas.

Assim como os canais de comunicação e publicidade foram surgindo e evoluindo, como no exemplo da internet e das redes sociais, a forma de produzir e consumir conteúdo também apresentou mudanças ao passar dos anos.

Já foram os momentos em que era bastante comum o ato de esperar o jornal diário sair na banca para conferir as últimas notícias, no qual era formado por determinadas escolhas editoriais e o material divulgado era decisão da empresa responsável pelo jornal.

Hoje em dia, as pessoas podem receber notícias do mundo todo a tempo real, na palma da mão, com os seus celulares e tablets, por exemplo. Além disso, escolhem os temas que querem se informar e o veículo de mídia.

Sendo assim, ao passo que a quantidade e o acesso a informações variadas aumentou, a vontade de saber de bastante coisas em pouco tempo também. 

Com a velocidade da informação e o grande volume, muitas pessoas não querem mais passar 20 minutos para saber o desfecho de uma notícia ou ler um texto grande para saber o resultado de um concurso, por exemplo.

Sendo assim, o surgimento de ferramentas como o TikTok, Instagram Stories e o YouTube Shorts, que possuem vídeos de em média 15 segundos, marcados por rapidez na hora de passar a mensagem, tornou-se um verdadeiro sucesso mundial.

Inclusive, essa é uma tendência percebida em diferentes cantos do mundo. De acordo com uma matéria do site Portal da Comunicação, no início do século XXI as pessoas mantinham o foco em média de 18 minutos, hoje em dia ele caiu para apenas 7.

Entenda neste post do que se tratam as narrativas curtas e se realmente valem a pena ser usadas na sua comunicação.

O que são narrativas curtas?

As narrativas curtas são vídeos, textos e demais materiais focados na alta velocidade que as pessoas estão consumindo atualmente.

Principalmente com o fenômeno chamado de “tiktokzação”, o consumo de conteúdos mais curtos e em forma de vídeo estão em alta, sendo necessário que as empresas, tanto de notícias quanto de demais produtos, adaptem-se para essa nova onda. 

As narrativas curtas nada mais são que os materiais criados exclusivamente para esses canais ou a transformação de um em algo mais enxuto e com maior rapidez de consumo.

Um grande case de sucesso da ação das narrativas curtas é o UOL, que depois de transformar notícias do site em stories conseguiu um aumento de 1.137% de engajamento, já que a facilidade e rapidez desse formato é maior para uma faixa grande dos seus leitores.

As narrativas curtas também podem fazer parte do movimento da narrativa transmídia, que é o fato de criar materiais para mais de um canal, por exemplo.

Diferente de uma simples adaptação, a narrativa transmídia foi criada para que a pessoa consuma determinado conteúdo em diferentes formatos e canais, para que a imersão seja completa.

Um grande exemplo disso é o que a escritora J.K. Rowling, responsável pela icônica história do Harry Potter fez. Ela criou um perfil na rede social Twitter, onde contava por lá fatos inéditos sobre a vida dos personagens e da história em si.

Perceba o quanto algo que parece relativamente simples para algumas pessoas pode ser um verdadeiro sucesso, como ocorreu nesse case e em muitos outros de narrativas curtas e narrativas transmídia, por exemplo.

Como utilizar narrativas curtas no marketing?

Ao passo que o consumo de informações está veloz e focado em vídeos curtos e outros materiais de rápido consumo, demais setores também estão sendo consumidos assim, como a publicidade. Por isso, as ações de marketing digital precisam se atualizar.

As narrativas curtas no marketing são um exercício diário de como as empresas podem passar as informações e despertar o desejo dos usuários com cada dia menos tempo para isso.

O ideal é começar estudando os concorrentes e a forma que trabalham esses espaços, assim como trabalhar focado em trazer conteúdo de qualidade, chamadas impactantes e gatilhos mentais em poucos segundos.

Em quais canais utilizar?

As narrativas curtas podem ser usadas em todas as redes sociais, principalmente o Instagram, que possui o recurso Reels e Stories, Facebook, Twitter, TikTok e o YouTube, com o Shorts, novidade da plataforma.

É importante compreender que até mesmo uma postagem comum de rede social, com imagens estáticas, podem fazer parte de uma narrativa curta. Foque em passar a mensagem rapidamente, de forma que ela cause algum efeito no leitor.

E aí, vai usar as narrativas curtas em sua empresa ou ainda acha que não é a hora? Para ajudar você a ficar ainda mais por dentro desse universo, trouxemos outro post para você ler. Entenda como fazer enquetes mais criativas no Instagram.