Ao ouvir falar sobre usar a metodologia 5W2H na agência de marketing, é comum que alguns gestores se questionem sobre a hora certa de investir nessa forma de agir.
Não é novidade que muitas das estratégias de marketing, principalmente o digital, tenham origem americana, de forma que siglas até então estranhas e que parecem mais complicadas do que são surgem e deixam algumas pessoas em dúvida.
Gestores mais conservadores tendem a ter maior resistência a inovações, especialmente pelo fato de serem já experientes e atuarem no setor há muito tempo. No entanto, até mesmo gigantes do marketing se mantém atualizados.
Inclusive, se você acha que Neil Patel ou até mesmo o Mark Zuckerberg não investem em educação continuada e na busca por formas ainda mais inteligentes de marcar presença na internet, saiba que a história não é bem assim.
Quanto maior a inovação, melhor para a sua empresa, que poderá abrir ainda mais horizontes e assim conseguir não só melhores resultados, mas também um posicionamento mais estratégico perante o mercado e a concorrência.
Por falar nisso, é aí que entram as novas estratégias de marketing e a adoção de ações que até então eram novidades para a sua marca, mas super usadas em outras agências há um tempo.
Dentro dessas estratégias, estão as que atendem as novas diretrizes de SEO, as atualizações do algoritmo de Google e até mesmo caminhos já usados em outros setores, mas que podem ser a solução para o setor de marketing.
Hoje iremos falar sobre o famoso 5W2H na agência de marketing, que pode ser uma forma ainda mais eficaz de criar projetos e até mesmo decidir se uma iniciativa merece ou não continuidade.
Saiba mais do que se trata cada item da sigla e de que forma cada peça se complementa para a criação de ações dignas de virarem cases. Boa leitura.
O que é 5W2H?
Desde o mais simples de um projeto, como criar um cronograma para as redes sociais até uma campanha que envolva milhares de reais em mídia, precisam de algo em comum: um planejamento bem feito, para que os esforços gerem algum resultado.
Mesmo que possa parecer burocrático criar um planejamento detalhado dentro dessa variedade imensa de campanhas e projetos feitos em uma agência de publicidade, a verdade é que essa etapa jamais deve ser pulada por qualquer equipe.
Mas por que estamos falando disso? Porque o 5W2H na agência de marketing é justamente uma forma rápida e eficaz de seguir diferentes tipos de projetos, desde os de menor magnitude até aqueles anuais que demandam atenção da agência toda.
Inclusive, o que é 5W2H? Essa sigla se refere a sete perguntas que todo projeto precisa responder para que tenha maiores chances de sucesso. Se você não tem a resposta de pelo menos uma delas, é hora de repensar essa investida.
A sigla em inglês significa: O quê? (objetivo), Por quê? (motivo), Quem? (responsável pelo projeto), Quanto? (valor investido), Onde? (local), Quando? (cronograma) e Como? (processos envolvidos).
Veja a seguir mais detalhadamente sobre cada pergunta.
What?
Um projeto precisa em primeiro lugar se explicar. O que você irá criar? Do que se trata esse projeto? Pense que você precisa tanto engajar os seus colaboradores como até mesmo convencer o cliente de fechar essa ideia.
É muito importante detalhar pedaço por pedaço para que aquele início já tenha alguma informação que valerá para os próximos passos.
Why?
Todo projeto deve ser criado com algum propósito, certo? Assim como um post de blog que deve usar as CTAs corretas e atingir um tipo determinado de usuários, o mesmo deve ser definido nesse novo projeto.
Quando falamos em 5W2H na agência de marketing, entender o porquê de cada estratégia é muito importante.
Where?
Depois de saber o que é o projeto e o porquê ele existe, é hora de responder onde ele será executado. Redes sociais, blog, site da empresa ou até mesmo alguma parte da cidade.
Com essa resposta em mãos, será possível pensar no tipo de mídia a ser usada, as formas de mensuração de resultados e até mesmo nos criativos que serão desenvolvidos futuramente.
When?
Se o projeto existe, tem objetivo e lugar para acontecer, também precisa ter uma data! Essa pergunta pode até parecer simples, mas todo projeto de sucesso precisa de um escopo bem definido e ter datas para cada tarefa.
Sem prazos ou limites para cada etapa, poderá ser um fiasco, mesmo que inicialmente a ideia fosse boa.
Who?
Um projeto deve ser feito por alguém. Aqui, é hora de definir quem serão os responsáveis por essa empreitada.
Mais do que só isso, é preciso separar de forma justa cada etapa, entender a agenda de cada colaborador e, se necessário, separar um espaço específico no calendário para essas pessoas se doarem apenas a esse trabalho, por um tempo.
How?
Com tantas respostas em mãos, chegou a hora de responder uma das questões mais importantes de toda essa metodologia: Como?
Mesmo que a sua ideia seja até então mirabolante, se ela não tiver uma forma de ser executada, infelizmente ficará apenas no campo dos sonhos.
De fato, existem muitas ações de marketing que poderiam ser um grande sucesso, mas de acordo com o tempo hábil, pessoas envolvidas e até mesmo as leis acabam ficando para outro momento ou alteradas para serem mais viáveis.
How much?
Agora é hora de definir o valor desse projeto em sua totalidade, levando em conta o tempo dedicado de trabalho de cada colaborador, investimentos em mídia, criativos e maquinário, bem como mídia paga e demais envolvidos.
Se o projeto demandar algum trabalho terceirizado, é nesse momento que é preciso fechar orçamentos e, se possível, contratar os serviços necessários.
Como aplicar 5W2H na agência de marketing?
Tudo na teoria parece mágico. Veja a seguir um exemplo prático de 5W2H na agência de marketing e entenda porque essa prática pode fazer sentido dentro do seu setor de atuação:
O quê? Criar post nas redes sociais sobre o Dia Mundial do Marketing (04 de novembro).
Por quê? Engajar o público-alvo e homenagear todos da agência e também parceiros e demais colegas do setor.
Onde? Nos perfis do Instagram, Facebook e LinkedIn.
Quando? O post precisa sair dia 04 de novembro, portanto deve ser criado até dia 03, para depois ser agendado.
Quem é o responsável? Diretor de arte, redator, revisor e social media.
Como? Primeiro, faremos a pauta, depois o texto que irá na imagem e na legenda, em seguida a arte.
Depois, é hora de revisar, enviar para aprovar com o cliente e assim que estiver tudo certo, o social media irá agendar.
Quanto? Nesse caso, o post está dentro do escopo mensal de redes sociais contratado pelo cliente.
E aí, percebeu o quanto o 5W2H na agência de marketing pode ser fundamental para o sucesso de estratégias e campanhas? Conte conosco para atuar tanto nessa quanto outras ações que envolvam a produção de conteúdos de qualidade.
Afinal, somos a agência parceira de agências, criadas para tornar a comunicação ainda mais fluida e eficiente. Entre em contato.