No mercado publicitário, a busca por otimização e melhora na produtividade da agência é constante, seja por causa das rápidas mudanças geradas pelas novas mídias e internet ou pela cobrança constante dos clientes, que querem resultados a todo momento.
Nem sempre esse é o melhor ponto das agências. Isso ocorre pela falta de padronização do fluxo de trabalho e dos briefings e também pela própria gestão, que apresenta algumas falhas de organização.
Apesar de parecer um mero detalhe, ter um padrão para realizar todas as atividades pode melhorar o rendimento, a gestão de tempo e mudar todo o fluxo de entregas, por exemplo.
Neste artigo falaremos de formas de aumentar a produtividade na agência. Confira e comece a implementá-las ainda esse ano:
5 dicas para aumentar a produtividade da agência
Muito se fala em melhorar a produtividade da agência, mas e as soluções?
Separamos 5 dicas importantes que irão organizar as demandas e as tarefas e, consequentemente, apresentar resultados interessantes nas entregas da sua agência.
Utilize ferramentas para se organizar
Antes de priorizar o aumento de produtividade da agência, foque na organização das demandas. Saiba tudo que precisa ser feito tanto no dia como na semana, e assim sucessivamente.
Mas não faça isso sozinho: utilize as melhores ferramentas de gestão e delegação de tarefas, como: Trello, Asana, Airtable, iClips e eKyte.
Cada uma possui uma forma de funcionamento e a melhor forma de descobrir a ideal para você é… testando!
Além de ter a segurança de que tudo que precisa ser feito estará salvo nas ferramentas, você pode ter um panorama da quantidade de trabalho a ser feito e como fazê-lo da melhor maneira: é aí que o planejamento para ter aumento da produtividade na agência tomará forma.
Priorize as tarefas
Depois de organizar tudo que precisa ser feito, é muito importante saber a ordem de todo esse trabalho! Priorize as tarefas de acordo com a importância, complexidade, tamanho, entrega e necessidade.
Ao ter a ordem correta do que é mais urgente, a equipe terá foco no mais importante primeiro, melhorando a produtividade.
Otimize e padronize os processos internos
Organizar e priorizar tarefas é importante, mas a forma que elas são feitas está adequada?
Muitas vezes, mesmo que as pessoas saibam o que precisa ser feito, os processos internos da agência podem atrapalhar na entrega de projetos e o próprio fluxo de trabalho.
Conversar com a equipe é muito importante para identificar se existem ferramentas obsoletas, aplicativos que não funcionam como deveriam, processos lentos, falha na comunicação interna, entre outros.
Aposte na automação
Por que gastar o tempo da equipe em atividades repetitivas e sem grande importância se você pode automatizar alguns processos?
É essencial criar um ambiente de trabalho focado na realização de tarefas que são essenciais e que precisam ser feitas exclusivamente por mãos humanas.
Isso, além de tornar a sua agência mais produtiva, manterá os funcionários satisfeitos e com foco em aflorar a criatividade.
Terceirize a operação
Se sua agência não é muito grande e as novas demandas estão começando a sobrecarregar os colaboradores, opte por terceirizar algumas operações.
Alguns textos, artes e produções podem ser passadas para um freelancer ou uma empresa especializada nisso, que ajudará a aumentar a sua produtividade.
Dessa forma, você deixará essas demandas com alguém confiável e que não precisa custar caro, pois não possui nenhum vínculo empregatício com você.
Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da agência, por que não colocar isso em prática?
Que tal conhecer mais sobre a Luup!? Somos uma agência especializada em terceirização de conteúdo e temos todo o aporte para realizar demandas variadas de textos. Entre em contato.
3 Comentários