Existem melhores horários para postar no Instagram e isso pode parecer improvável para algumas pessoas, mas é uma questão que pode influenciar nos dados dos posts.
Se você utiliza redes sociais, deve ter percebido que determinados posts orgânicos apresentam uma oscilação de engajamento e curtidas, em relação a outros.
Isso pode se relacionar com os horários da postagem, já que existem partes do dia em que seus seguidores estão mais ativos.
Apesar de parecer coincidência para quem está sabendo disso agora, existem estudos sobre os melhores horários para realizar as postagens e você pode conferir neste post quais são. Continue a leitura e se surpreenda.
Quais são os melhores horários para postar no Instagram?
Conforme a pesquisa da Sprout Social, os melhores horários para postar no Instagram são quarta-feira, das 11h às 14h, e sexta-feira, das 10h às 11h.
Por falar em dias, a pesquisa vai mais longe e afirma que o pior dia para obter engajamento é no domingo, e o melhor é quarta-feira.
Mas, apesar de os dados serem altamente confiáveis e darem uma ideia global de horários e dias, eles podem não ser o ideal para sua empresa, base de clientes e seguidores. Isso acontece devido ao seu público-alvo, nicho de mercado e muitos outros fatores.
Um restaurante com atendimento delivery, de comida japonesa, por exemplo, tende a ter alto engajamento no horário do almoço, em torno das 12h, por conta do seu nicho de atendimento.
Como utilizar o Instagram para descobrir esses horários?
Como dissemos aí em cima, apesar de ser inteligente se basear nos dados gerais e dar um norte para sua estratégia, é importante compreender sua base de seguidores e qual horário é o melhor para eles.
Porém, como saber disso? Pela própria rede social.
Quando habilitada para o perfil comercial, ela te dá dados interessantes sobre os melhores horários para postar no Instagram, além da faixa etária, gênero e até localidade dos seus seguidores.
Inclusive, essas informações ajudam a segmentar melhor seus conteúdos e entregar posts que façam realmente sentido para sua base de usuários. Para encontrar esses dados, primeiro é preciso transformar o perfil da sua empresa em comercial.
Abra a página inicial, acesse as configurações no canto superior da tela, clique em “conta” e depois em “mudar para conta comercial”. Dessa forma, o seu perfil terá uma captação de dados mais inteligente.
Agora, ter acesso às informações é fácil, vá ao menu superior e depois clique em “insights”, a própria plataforma oferece gráficos e mensurações de fácil entendimento.
Como otimizar as postagens no Instagram?
Após utilizar os dados do próprio perfil para te auxiliar com os horários das postagens, você pode incrementar ainda mais essa questão, utilizando outras ferramentas a seu favor.
UNUM, por exemplo, é um aplicativo completo e gratuito, que traz relatórios detalhados sobre os público e os melhores horários para postar no Instagram, isso te auxiliará na otimização dos posts.
Socialbakers também é uma opção, mas que tem um foco maior nos dados de crescimento de perfil, inclusive dos concorrentes, trazendo bons “insights” que podem auxiliar na escolha do melhor momento de postar.
Ao publicar nos horários que seu público está mais ativo, além de alcançar mais pessoas, seus posts terão mais curtidas, comentários, salvamentos e, até mesmo, compartilhamentos nos stories. Isso poderá ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa na internet.
Apesar de parecer apenas um detalhe, para muitos gestores os horários são muito importantes, principalmente no Instagram.
Agora que você sabe a melhor hora para postar, que tal continuar por dentro desse assunto e continuar em nosso blog? Aproveite para ler sobre as 6 tendências de mídias sociais para 2021.