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Você sabia que existe a persona negativa dentro do marketing digital? 

Apesar do termo remeter ao oposto da persona que estamos acostumados a lidar, não é bem assim que esse conceito funciona.

Dentro do mundo do marketing, principalmente quando falamos nos canais digitais, é comum traçarmos os personagens fictícios que retratam o cliente ideal.

Eles são uma representação mais completa que o público-alvo de determinado negócio.

Com hobbies, desejos, sonhos, gostos pessoais, preferências por determinados conteúdos e muitos outros detalhes, a criação desse perfil traz dados interessantes para que as empresas possam tomar as melhores decisões quando o assunto é comunicação.

As personas podem auxiliar na criação de promoções, oferta de conteúdos, criação de produtos e muito mais. 

E onde que entra a persona negativa? Aproveite para saber o que é esse conceito e porque ele é igualmente importante para sua estratégia digital.

O que é persona negativa?

Vamos relembrar o conceito de buyer persona?

Ela é uma criação que tem todos os atributos de um cliente ideal, que irá realizar compras, ser fiel e indicar a empresa para seus amigos e conhecidos.

Já a persona negativa é quase perfeita, mas, por algum motivo, tem alguma “peça” que falta para ser completa, seja o orçamento disponível para gastar, a distância que mora da sua loja ou outro detalhe que impede a venda.

A variável pode ser bem ampla, por isso, é importante estudar porque as pessoas que possuem tanto potencial de compra, por algum motivo, fogem do caminho esperado. 

Quem sabe não é hora de expandir sua atuação ou, ainda, incluir mais produtos ou serviços na sua carteira?

Qual é a importância desse tipo de persona?

Apesar de muitos gestores estarem focados nos usuários com maior potencial de compra, é também muito importante estar de olho na persona negativa para entender o que impede a venda.

Entender quais são os fatores que não permitem uma compra também permite parar de investir em uma audiência que não irá comprar.

Através desse estudo profundo é possível avaliar questões mercadológicas e publicitárias do negócio, como:

  • preço, 
  • formas de envio, 
  • frete, 
  • raio das publicações impulsionadas,
  • dentro outras.

Alguns empresários podem acreditar que deixar de investir em pessoas que por pouco não irão comprar é uma forma definitiva de perdê-los.

Na verdade, é preciso entender que as personas negativas são aquelas que tiveram tempo o suficiente de converter e não o fizeram.

Por isso, investir em pessoas que realmente tem potencial e nenhum impeditivo de compra é o mais indicado.

Como definir quem é minha persona negativa?

Agora que você já sabe o que é esse termo, saiba como traçar a sua estratégia:

Tenha uma boa definição do seu público: ao traçar perfeitamente a sua persona, você poderá encontrar mais facilmente a negativa.

Experiências negativas: faça um estudo completo de clientes que não tiveram um bom desfecho comercial como, por exemplo, não comprar pelo valor do seu produto ou serviço.

Determine um padrão: com essas experiências em mãos, determine um padrão e saiba o que define um usuário que poderia ter comprado.

Preste atenção aos serviços ou produtos que você não oferece: não é raro que apareçam usuários que queiram algum produto ou solução que você não trabalha ainda. Se for recorrente, vale uma avaliação de mercado para incorporar na sua carteira de vendas.

Analise com cautela: é essencial analisar as variáveis com cuidado para evitar ser generalista e definir todo um grupo de pessoas por causa de algumas que não compraram.

Agora que você sabe o que é esse perfil de usuários que estão acostumados a acompanhar sua empresa, mas a não finalizar as compras, aproveite para continuar a leitura com a diferença entre cliente ideal, buyer persona e público-alvo.