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A rede social queridinha do Mark Zuckerberg foi criada há 18 anos e já foi um fenômeno da internet. Hoje, tanto tempo depois e com várias outras opções, será que ainda é possível ter engajamento no Facebook e bons resultados?

As redes sociais são ótimas ferramentas para conectar a marca ao público-alvo e muitas empresas investem na produção de conteúdo e, claro, no monitoramento para entender se ainda faz sentido ter conta no Facebook.

Os profissionais do marketing precisam sempre estar atentos para saber determinar as redes sociais mais utilizadas pelo público e entender quais as melhores possibilidades para fazer com que a marca tenha mais relevância e consiga mais engajamento. 

E é aí que sempre rola aquela dúvida: será que ainda vale a pena utilizar o Facebook? Esse é o nosso assunto de hoje. Continue lendo e confira!

Ainda vale a pena utilizar o Facebook?

A internet é um lugar repleto de possibilidades, ainda mais quando o assunto é marketing. 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre ainda ser possível ter bons resultados com o Facebook, pois nos últimos tempos muitas notícias foram divulgadas a respeito da diminuição de números de usuários na rede social e do seu baixíssimo engajamento. 

Entretanto, temos que pensar que para responder se ainda vale a pena utilizar e se é possível ter engajamento no Facebook, é preciso ir além dessa análise. 

Tudo é muito relativo e tem muitas variáveis. 

Primeiro de tudo: saiba qual é o seu público alvo. Essa é a regra básica do marketing. 

Após definir isso, a resposta é sim! É possível ter engajamento no Facebook, porém tudo dependerá da estratégia da marca e qual o público a ser alcançado. 

Para exemplificar melhor, se o alvo são pessoas com faixa etária média de 55 anos, o Facebook é uma super ferramenta para a empresa! 

Então, a dica é traçar uma boa estratégia e focar nas necessidades da marca. 

Como avaliar o engajamento no Facebook? 

Saber avaliar qual é o engajamento no Facebook é fundamental para traçar estratégias e melhorar o alcance da empresa.

Na própria plataforma, você consegue mensurar as mais diversas formas de interação, podemos separar em dois grandes grupos: 

  • os engajamentos de ação,
  • os de propagação. 

O de ação diz respeito a quantidade de cliques recebidos na página, visualização de fotos, vídeos e as entradas na página. 

Já o engajamento de propagação se refere à quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, ou seja, a interação feita com sua página.

As métricas do Facebook traduzem em números esse alcance. Hoje em dia, há muitas ferramentas desenvolvidas especialmente para auxiliar nesse processo de análise dos resultados, verifique qual a melhor opção para sua agência.

Como aumentar esse engajamento?

Faça um planejamento sobre os conteúdos que serão publicados, eles precisam ser relevantes para causar interesse no público, dessa forma, o engajamento acontecerá naturalmente. 

Também é interessante criar conteúdos que convidem os clientes a interagirem, assim como acontece com as enquetes no Instagram, por exemplo.

O Facebook também oferece recursos que proporcionam essa interação, use-os a seu favor! 

Uma opção conhecida é utilizar estrategicamente CTAs (Call To Action), ou em português Chamada Para Ação.

Ela pode ser utilizada como um convite ao usuário para interagir na sua página do Facebook como para visitar um site, blog e, até mesmo, para revisitar postagens mais antigas.

Gostou de saber um pouco mais sobre o Facebook? Leia também esse post sobre a importância da produção de conteúdo, é um tema super relevante e que tem tudo a ver com o conteúdo de hoje!