Para qualquer marca, a comunicação com o público é algo fundamental, exatamente por esse motivo entender em quais canais de marketing seus clientes devem estar é tão necessário.
Há muitos meios de criar e manter uma comunicação e vínculo com o público, porém é preciso realizá-lo de forma sábia e estrategicamente para obter um bom resultado.
Não é coincidência que as marcas começaram a investir cada vez mais no serviço digital.
Mas, para ter bons resultados, é fundamental conhecer os principais canais de marketing e saber como se posicionar em cada um deles.
É sobre isso que vamos falar hoje! Continue lendo e entenda mais sobre eles.
Quais são os principais canais de marketing digital?
Os canais de marketing são as ferramentas ou os meios como o público toma conhecimento sobre a marca, os produtos e/ou serviços que ela oferece.
Existem vários formatos para isso acontecer, ainda mais com o mundo tão conectado à internet.
A seguir falaremos sobre 6 deles e como eles podem ser utilizados para trazer mais resultados para os seus clientes:
Social
As redes sociais são ferramentas excelentes que proporcionam diversas possibilidades.
Elas são um grande instrumento de conexão entre as marcas e o público.
Por isso, são fundamentais para criar proximidade do cliente com a marca e para cativar novos consumidores.
Devido às diversas interações, os conteúdos postados terão gradualmente um alcance maior quando há um bom planejamento.
O foco principal não é necessariamente a venda, apesar de que ela pode acontecer em algumas redes, mas, sim, conversar com o consumidor, fazê-lo conhecer a marca e se interessar em visitar o site.
É importante realizar um gerenciamento das redes adequado e manter a frequência de postagens para gerar engajamento.
Nas próprias redes, é possível efetuar análises de métricas e acompanhar o alcance.
Esse é um dos canais de marketing que pode trazer muitos resultados e pode ser utilizado em diversas estratégias.
O motivo é simples: a pessoa que fornece o endereço de e-mail já tem algum interesse na marca, sendo assim, ela tem algum conhecimento sobre o que a empresa oferece.
Através do e-mail marketing, é possível chegar a muitas pessoas, efetuar a finalização de vendas, realizar campanhas e divulgar diversos conteúdos.
As possibilidades são múltiplas, basta tratar essa ferramenta de forma estratégica.
Busca orgânica
Essa é uma forma natural de chegar até o público. Na verdade o contrário: do público chegar até o seu cliente.
Ela se inicia quando o consumidor faz uma pesquisa em algum site de busca e acessa o site que encontrou.
O ranqueamento traz segurança para o consumidor, que entende que os primeiros resultados após os anúncios são os de maior autoridade e relevância.
Investir em SEO significa investir na busca orgânica e manter o nome da marca em destaque.
Referência (referral)
O nome já sugere como funciona esse canal, através de referências.
A ideia é a mesma de indicar um bom restaurante para um amigo.
O marketing de referência pode trazer grandes resultados. Ele ocorre quando outros sites citam ou referenciam o seu site através de um link, esse sinal de autoridade faz com que o público confie e crie interesse pela marca, além de contribuir substancialmente para a sua estratégia anterior: a de SEO.
A referência também pode ocorrer de maneira mais simples, quando um cliente compartilha seu site ou conteúdo para alguma outra pessoa, por exemplo.
Tráfego direto
De todos os canais que já citamos, esse é o que o cliente vem diretamente até a marca, digitando a URL do site.
Investir em marketing digital gera como consequência esse tipo de tráfego, estimula o cliente a procurá-lo diretamente.
Ao gerar o aumento na procura do site, o ranqueamento melhora consequentemente, assim como o resultado na busca orgânica.
Mídia paga
As mídias pagas podem estar presentes em redes sociais, anúncios de sites ou outras categorias de propagandas.
São canais de marketing ideais para chamar a atenção de novos potenciais clientes e realizar divulgação de campanhas, por exemplo.
Como escolher os melhores canais de marketing para o seu negócio?
Não é preciso escolher apenas um dos canais de marketing, é possível usar vários de acordo com cada estratégia de marketing e necessidade de cada cliente.
O importante é conhecer o produto ou serviço do seu cliente com profundidade, definir a persona, avaliar o mercado, analisar as métricas, enfim, realizar um bom planejamento para definir como cada canal pode ser útil para o crescimento da marca.
Já se perguntou quem deve ter as ideias sobre os conteúdos? Cliente ou agência? Descubra neste post!
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