Skip to main content

Principalmente com as mudanças do comportamento do consumidor, o maior acesso à informação e a alta presença dos concorrentes, investir em neurobranding é fundamental.

Assim como inovações tecnológicas, na forma de consumir, comunicar-se e até mesmo se divertir surgem a cada dia, é importante que o marketing e a publicidade se inovem junto, para atender às novas necessidades dos consumidores.

Ao mesmo tempo que muitas pessoas não compram da forma que estavam acostumadas há 10 anos, é essencial que as estratégias de persuasão e comunicação com o público-alvo encontram formas de fazerem a diferença mesmo na era da informação.

Já se foi o tempo que bastava uma propaganda na TV sensacionalista e com promessas mirabolantes, assim como o incentivo em apenas comprar, sem qualquer outro pretexto.

Agora, as pessoas querem se conectar com as empresas, conhecer um pouco mais sobre as suas histórias e formas de produzir, assim como os seus valores, ações sociais e ambientais.

Pensando em ajudar a sua empresa e inovar da melhor forma, com estratégias que apresentam resultados bons na maioria das vezes, trouxemos esse post que fala tudo o que você precisa saber sobre o neurobranding. Continue a leitura e surpreenda-se.

Conheça o neurobranding!

Em uma realidade onde as pessoas estão cada dia mais críticas, é preciso ir um passo além do que ter apenas um logo chamativo ou um produto de preço acessível.

É aí que entra o neurobranding, uma área de estudo que tem como foco compreender como as emoções e o subconsciente estão envolvidos na decisão de compra das pessoas. 

Sendo assim, a área também procura encontrar formas de conseguir conexões emocionais com os clientes, para aumentar as vendas e, claro, manter-se mais próximo de quem realmente importa.

O neurobranding também estuda o caminho que uma pessoa percorre até fazer uma compra e de que forma as suas emoções e desejos podem fazer com que a chegada seja mais rápida.

No entanto, como você deve estar pensando agora, não se trata de uma tarefa fácil, sendo necessário contar com outras estratégias e ações, como o marketing digital.

Como se relaciona com o marketing?

O neurobranding precisa de ferramentas para gerar as emoções desejadas, sendo o marketing digital um de seus maiores aliados. Veja a seguir algumas estratégias que ativam boas emoções no público-alvo.

Storytelling: o ato de contar boas histórias, que ativam emoções, curiosidade, desejos e até mesmo sensações variadas é muito usado dentro do neurobranding. 

Um exemplo de case de sucesso de storytelling são comerciais, como o do banco Bradesco

Senso de urgência: provavelmente frases, como “últimas peças do estoque” e “promoção por tempo limitado”, já fizeram com que você fizesse uma compra com mais rapidez. 

Isso acontece porque essas contrações tratam de gatilhos mentais. Existem vários tipos deles, sendo um o gatilho de antecipação.

Recompensa: as pessoas gostam de se sentir únicas, assim como ganhar surpresas e demais tipos de recompensas, como brindes, vantagens, promoções no dia do aniversário e dentre outras ações.

Como utilizar esse método?

Para usar o neurobranding a favor da sua organização, é muito importante que você seja um grande conhecedor do seu público-alvo, tenha em mente as emoções que quer atingir e como fazer isso da melhor forma.

Como dissemos agora há pouco, você pode encontrar diferentes formas de fazer isso, sendo uma delas o marketing de conteúdo. No entanto, não queira pular etapas ou burlar a trajetória de compra do cliente, com mentiras, sensacionalismo ou promessas infundadas.

Por falar em marketing digital, que tal ler também sobre seis canais que você não pode ficar fora? Esperamos você.