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Elaborar uma proposta comercial é uma parte muito importante do início de relacionamento entre agência e cliente.

Exatamente por esse motivo, ela precisa ser realizada com cautela e de maneira estratégica. 

Como nem todas as pessoas são vendedoras natas, esses processos que envolvem negociação e vendas podem assustar muita gente, mas não tem jeito, é uma etapa que precisa ser bem feita. 

Hoje falaremos um pouco sobre a importância da proposta comercial, e daremos dicas que irão ajudar até na conquista dos clientes mais difíceis

O que é uma proposta comercial?

A proposta comercial é o documento onde o vendedor ou prestador de serviços irá detalhar as informações sobre a venda, colocando dados como valores, prazos, o que será feito, dentre outras informações relevantes para que a negociação se concretize. 

A proposta comercial é algo que favorece os dois lados, quem está oferecendo algo e quem está contratando. 

Isso acontece porque ter uma proposta em mãos faz com que o cliente consiga analisar melhor a oferta. 

Já para quem está vendendo um serviço ou produto, esse documento representa uma segurança em relação a tudo que foi conversado e negociado, significando que o cliente está ciente de tudo que foi abordado. 

Como criar uma proposta para a minha agência?

Para criar uma boa proposta, alguns dados são indispensáveis, no contexto da agência eles são: os objetivos dos serviços oferecidos, como esses objetivos serão atingidos, os prazos e os valores desse investimento. 

É muito importante que todas as informações estejam bem detalhadas. 

Se a agência oferecer vários serviços digitais para o cliente, descreva de forma clara como cada um deles funciona e como serão executados.

O cliente precisa estar ciente dos planos da agência. 

Por exemplo, se a proposta busca solucionar problemas de prospecção de leads, o cliente precisa saber detalhes da estratégia, quais soluções de marketing digital serão executadas, quanto de investimento será necessário e quanto tempo irá levar. 

Aproveite esse momento para garantir um atendimento personalizado para o futuro cliente, dessa maneira, você irá demonstrar que ele é importante, isso o deixará mais receptivo e satisfeito com o seu atendimento.

Outra coisa que não pode faltar em uma boa proposta é a parte onde a agência fala sobre seus diferenciais. 

Aqui é o momento de dizer por que o cliente deve escolher o seu serviço, deixe claro todas as vantagens e benefícios que ele poderá ter. 

Quais formatos utilizar?

A proposta comercial é algo que pode ser apresentada em diversos formatos. 

O marketing da agência, identidade e a maneira como ela se comunica com o público pode influenciar na escolha de um formato. Até mesmo o perfil do cliente pode influenciar.

Outro ponto importante é que a proposta pode ser virtual ou impressa, em formato de texto, com tópicos e tabelas. 

Também dá para apresentar a proposta de maneiras mais visuais, com infográficos, mapas mentais, imagens e animações. 

Uma boa ideia é sempre que possível apresentá-la presencialmente, com o cliente mais próximo à negociação se torna mais fácil.

Além disso, esse contato pessoal pode transmitir mais segurança e deixar sua agência mais perto de um contrato assinado! 

Não se esqueça: apesar de ser um pouco trabalhosa, vale a pena se dedicar para criar uma boa proposta, afinal de contas, ela irá valorizar os serviços oferecidos, ajudar na hora da negociação, deixar o cliente por dentro de tudo e, consequentemente, mais confiante e satisfeito. 

Curtiu esse conteúdo? Aproveite também para ler sobre diagramação de eBook e veja algumas dicas para tornar sua proposta mais atrativa visualmente.